segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Desfile de carnaval volta acontecer na Marechal Deodoro

Depois de 15 carnavais o desfile das escolas de samba do Carnaval de Curitiba volta, este ano (no sábado, dia 1º de março), ao local onde teve seu auge, a Marechal Deodoro. O anúncio foi feito hoje pelo presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, em entrevista coletiva. Também estiveram presentes na oportunidade representantes das Escolas de Samba de Curitiba, do Bloco Garibaldis e Sacis e do Psycho Carnival.
Segundo Cordiolli a decisão foi tomada com base em pedidos das próprias escolas, que consideram o espaço mais adequado que o Centro Cívico.
Pesaram também a tradição e o caráter mais popular que a festa ganha na Marechal”, lembra o presidente da FCC, Marcos Cordiolli. A escolha, lembra ele, também foi feita em conjunto com outros órgãos públicos e privados, como a Associação Comercial do Paraná, e levou em conta a disponibilidade de transporte, rotas de fuga, espaço para arquibancadas e concentração das escolas, conforto e segurança dos foliões.
Este ano, as escolas que desfilam pelo Grupo A são a Acadêmicos da Realeza – campeã do ano passado –, a Mocidade Azul, a Embaixadores da Alegria e a Leões da Mocidade. No Grupo B estão as escolas Os Internautas, Unidos de Pinhais, Unidos do Bairro Alto e Imperatriz da Liberdade, que desfila como escola ingressante. O tradicional Rancho das Flores também marca presença.

Bloco – Outro desfile que migra para a Marechal Deodoro é o do Bloco Garibaldis e Sacis, que esquenta o carnaval nos três domingos que antecedem o feriado (dias 9, 16 e 23). Os motivos da saída do Largo da Ordem são parecidos. Como o bloco vem crescendo muito a cada ano, optou-se por um local que comportasse melhor o grande público. Mas os membros do bloco garantem que a animação e a “zoeira” continuarão as mesmas, com as antigas marchinhas de Carnaval e outras criadas especialmente para Curitiba, além de outros ritmos. No dia 22 (sábado), o bloco passa, pelo segundo ano seguido, pelo Sítio Cercado.

Rock – A capital também ganha, no período, um novo evento dedicado ao rock e à música independente. O Curitiba Rock Carnival será uma ampliação do Psycho Carnival, recebendo outras vertentes do rock – sem perder, é claro, o espírito alternativo. Bandas curitibanas como Pelebrói Não Sei e de outros locais, como os potiguares da Camarones Orquestra Guitarrística, estão confirmadas.
A edição deste ano é importante porque o público terá acesso gratuito a mais shows. Isso vem de encontro com o interesse do festival, que é conseguir passar esse tipo de música para mais pessoas. A FCC acertou em cheio com essa proposta”, afirma o produtor do evento, Vlad Urban.
O festival acontece em frente à Câmara Municipal de Curitiba entre os dias 1º e 3 de março (de sábado a 2ª feira). No domingo (dia 2), quem desfila da Boca Maldita até os arredores da Praça Eufrásio Corrêa é o “bloco zumbi” da ZombieWalk. A mostra de filmes de horror Grotesc-o-Vision também está confirmada (confira a programação na seção de Cinema do Guia Curitiba Apresenta). À noite, o velho PsychoCarnival também acontece, no espaço fechado do Jokers.

Realização e apoios - O Carnaval 2014 é uma realização da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), com o apoio da Câmara Municipal de Curitiba e da Associação Comercial do Paraná, através do Programa Centro Vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário