terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Artistas internacionais participam dos concertos da 32ª Oficina de Música

Os recitais de música de câmara que acontecem nesta quarta-feira (8), na programação da 32ª Oficina de Música de Curitiba, reúnem músicos brasileiros e de outras nacionalidades na execução de obras clássicas do repertório erudito e também composições de autores contemporâneos.  A flautista americana Bonita Boyd, o trompista italiano Luca Benucci (foto) e os percussionistas portugueses Rui Sul Gomes e Nuno Aroso, que participam da Oficina de Música pela primeira vez, estão entre os integrantes dos conjuntos formados especialmente esses concertos. Também se apresentam o cantor lírico chileno Rodrigo del Pozo e o americano William Carter, especialista em instrumentos antigos.
Serão três concertos ao longo do dia. O primeiro, um recital de música antiga, acontece às 12h30, na Igreja Comunidade do Redentor (R. Inácio Lustosa, 309 – Centro), com entrada franca. O recital de canto e teorba reúne o tenor chileno Rodrigo del Pozo e o instrumentista William Carter. Rodrigo del Pozo possui intensa atividade no campo da ópera barroca e oratórios. Aperfeiçoou seus estudos em música barroca na Europa, onde também atuou como intérprete em vários conjuntos. Atualmente é professor na Universidade Católica do Chile. Na Oficina, é professor de interpretação e técnica de canto na música antiga. Carter é americano, mas vive em Londres, onde é professor de alaúde. O músico é reconhecido como um dos principais intérpretes desse instrumento. Na Oficina de Curitiba, ministra as aulas de alaúde, teorba e guitarra barroca.
O Teatro do Paiol será o palco, às 18h30, de um concerto de música de câmara com Winston Ramalho (violino), Alexandre Razera (viola), Olga Kiun (piano), Bonita Boyd (flauta) e Luca Benucci (trompa). Músicos brasileiros e estrangeiros preparam um repertório que inclui composições de Heitor Villa-Lobos, Georg Friedrich Handel, Francis Poulenc e Johannes Brahms. Será a primeira oportunidade de assistir em Curitiba a uma apresentação da flautista americana Bonita Boyd, que já realizou turnês pelo mundo inteiro, como solista ou integrante de algumas das principais orquestras dos Estados Unidos. Atualmente é professora na Eastman School of Music (Nova York). O trompista italiano Luca Benucci também tem uma carreira internacional de sucesso, destacando-se em apresentações solo, concertos com orquestras e em concursos. Além disso, é fundador e diretor artístico do Festival “Santa Fiora in Música”, na Itália.
           
Repertório contemporâneo - Na Capela Santa Maria, às 20h30, acontece outro concerto de música de câmara, com um repertório voltado a composições mais contemporâneas. A apresentação será precedida de uma palestra de Marco Aurélio Koentopp, que fará uma apresentação dos músicos e dará informações complementares sobre o programa, composto de obras de Roberto Sierra (Primeira Crônica do Descobrimento para Flauta e Violão), Nicolo Paganini (Caprichos), Harry Crowl (Homenagem a Haroldo de Campos para violão e três percussionistas) e Leo Brower (Paisages, Retratos y Mujeres para flauta, viola e violão).
Bonita Boyd (flauta), Fábio Zanon (violão) e Alexandre Razera (viola) são os intérpretes ao lado dos percussionistas Márcio Szulak, Rui Sul Gomes e Nuno Aroso – os dois últimos portugueses. Nuno Aroso apresenta-se como professor, membro de júri e intérprete nos palcos da música contemporânea em Portugal e em vários outros países.  Atualmente dirige o Departamento de Percussão da Universidade do Minho. Solista da Orquestra Gulbenkian (Portugal), Rui Sul Gomes é professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto e na Academia Nacional Superior de Orquestra de Portugal. 

Os concertos da 32ª Oficina de Música de Curitiba tem ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00. Mais informações: www.oficinademusica.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário