segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Em show da Oficina, Duofel toca todos os tipos de violões

O Duofel, dupla dos violonistas Fernando Melo e Luiz Bueno, apresenta nesta terça-feira (21), dentro da programação da 32ª Oficina de Música de Curitiba, o show “Violão Livre”, em que apresentam músicas próprias e clássicos da MPB utilizando diferentes tipos de violões. Violão clássico, aço, 12 cordas, viola caipira e tenor são variedades do instrumento, tocado pelo Duofel de forma inusitada, mostrando técnica refinada e criatividade nas experimentações. O show começa às 21h, no Teatro da Reitoria.
Com 12 CDs e dois DVDs lançados no Brasil e exterior (Europa, Estados Unidos e Índia), o Duofel não privilegia nenhum estilo ou escola violonística e se permite experimentar toda e qualquer expressão musical. Nesse show, os instrumentistas trazem um pouco da sua história: a linguagem pop dos Beatles, a visão ímpar de clássicos da MPB, principalmente homenageando Baden Powell, e algumas de suas quase 200 composições próprias.
 “Romaria”, de Renato Teixeira, “Água de Beber”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, “Bom Dia Tristeza”, de Adoniram Barbosa e Vinícius de Moraes, “Tropicália”, de Caetano Veloso, “Procissão”, de Gilberto Gil, “Construção/ Cotidiano/ Deus Lhe Pague”, de Chico Buarque de Holanda, “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, são alguns dos sucessos da música popular que integram o repertório.

Gestão de carreira - Além do show, a dupla também está orientando um dos cursos da 32ª Oficina de Música. Trata-se do curso “Administração de Carreira”, em que passam informações importantes de como construir uma trajetória musical.
O Duofel está há mais de dez anos ministrando palestras e compartilhando toda a sua experiência de 35 anos em gravações, shows e gestão da cadeia produtiva da música. No curso, eles abordam diversos assuntos, como organização, metas, produção, mídias sociais, ensaios, repertório, editoras, gravações, distribuição, direitos autorais, marketing direto, entre outros temas que interessam a músicos profissionais e àqueles que pretendem se profissionalizar.

35 anos de carreira - O Duofel fez shows por todo o Brasil e figura entre os grandes nomes da música instrumental brasileira. Nos anos 80, obteve muito sucesso ao lado de Tetê Espíndola. Depois, a dupla participou de algumas turnês com Hermeto Pascoal. Em 1993 lançou um álbum que recebeu cinco indicações para o Prêmio Sharp de Música. Com Sebastião Tapajós, o Duofel apresentou-se em nove cidades europeias. Em 1996, realizou sua primeira turnê pelos Estados Unidos, num circuito "americano para americanos", incluindo alguns dos melhores clubes de jazz, como Knitting Factory, em Nova York. Com Itamar Assumpção e Ná Ozetti, dividiu shows pela França e Alemanha.
Em 2008, quando comemorou 30 anos de carreira, o Duofel fez uma apresentação de gala com a Orquestra Sinfônica da USP. Em 2012, gravou e lançou o CD dedicado à obra dos Beatles, sucesso de crítica e público. O projeto do CD foi finalizado com um antigo sonho do Duofel – gravar em Liverpool, no The Caven Club, um DVD memorável.

Os ingressos para o show com o Duofel custam R$ 30,00 e R$ 15,00. Mais informações sobre a 32ª Oficina de Música de Curitiba: www.oficinademusica.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário