quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Cia. Novos Candangos traz dois espetáculos a Curitiba

Fazer releituras de espetáculos clássicos com novas reflexões em torno do teatro e expressão cênica é a proposta da companhia Novos Candangos, de Brasília (DF), que se apresenta pela primeira vez em Curitiba neste mês, com duas peças: "A Falecida", de Nelson Rodrigues e "Os Beatniks em A Gaivota". As apresentações acontecem no Teatro Cleon Jacques, localizado no Centro de Criatividade de Curitiba, nos dias 24, 25 e 26.
O grupo pretende mostrar uma nova perspectiva cênica para a peça "A Falecida": um mesmo personagem é interpretado por vários atores e o diretor Diego de Leon dá sugestões e comanda movimentos no decorrer do espetáculo. A montagem foi contemplada pelos prêmios Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012 e de Teatro Candango do Sesc-DF 2013. De acordo com a produtora Luana Proença, a peça revive aspectos da linguagem dramática elaborados por Nelson Rodrigues. “Tentamos criar novas formas de usar o conceito criado pelo Nelson, que usa a imaginação da plateia para compor elementos do cenário”, explica.
Já "Os Beatniks em A Gaivota", também dirigida por de Leon, toma rumos mais ousados de metalinguagem. Luana conta que a montagem é uma espécie de ‘lado B’ da companhia. Com um olhar mais alternativo e experimental, o espetáculo conta a história de uma companhia fictícia chamada "Os Beatniks", que decide encenar a peça "A Gaivota", de Anton Tchekhov.
A apresentação, diz Luana, brinca com a própria construção do teatro e questiona até que ponto vai o espaço do personagem e onde começa a essência do ator. “É um jogo entre a realidade e a ficção. Cada apresentação tem um diferencial único. A peça se funde ao palco, aderindo elementos que pertencem ao espaço”, complementa.

A companhia – Foi a própria montagem de "A Falecida" que deu origem à companhia Novos Candangos, em 2012, quando o grupo de amigos decidiu apresentá-la em homenagem ao centenário de Nelson Rodrigues. O nome foi inspirado no conjunto musical Novos Baianos e no desejo de mostrar um teatro de características genuinamente brasilienses.
De lá para cá, o grupo cresceu e ganhou uma série de prêmios, como o Funarte Nelson Brasil Rodrigues: 100 anos do Anjo Pornográfico. Em Curitiba, o coletivo promete trazer teatro de qualidade com inovação. “Escolhemos Curitiba porque acreditamos na cidade como polo cultural, que possui um público que aprecia a arte dramática e tem tradição na valorização do teatro”, afirma Luana.
A peça "A Falecida" será apresentada às 20h30 (6ª feira e sábado) e 19h30 (domingo); já "Os Beatniks em A Gaivota" será apresentada às 18h30 (sábado) e 17h30 (domingo). Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário