segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Caixa Cultural homenageia o Poetinha

A Caixa Cultural Curitiba apresenta a exposição “O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius”, que abre nesta terça-feira (21), em que grandes nomes da música brasileira como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Toquinho, Antonio Nóbrega e Martinho da Vila se unem ao artista gráfico Elifas Andreato para celebrar a obra de Vinicius de Moraes. Serão exibidos vídeos e fotografias que registram o making of de composições musicais inéditas, além de aquarelas originais feitas pelos artistas, inspiradas no poema “O Haver”, do compositor carioca. A mostra, que já passou pelos espaços da CAIXA Cultural no Rio de Janeiro e Salvador, traz também 15 telas em tinta acrílica do artista gráfico Elifas Andreato, curador do projeto, uma para cada estrofe do poema.
A convite de Elifas, 15 músicos participaram de oficinas onde criaram individualmente as canções, sejam instrumentais ou letradas. Depois, cada um desenvolveu uma pintura aquarela em homenagem ao poeta – com exceção de Chico Buarque, que realizou uma obra a quatro mãos com o artista curador e fez uma leitura do poema "O Haver" registrada em vídeo para a exposição. O resultado se materializou em DVD, catálogo e exposição, além de um site que detalha todo o processo de produção (www.ohaver.com.br).
Além de Chico, participaram da iniciativa Paulinho da Viola, Toquinho, Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Carlinhos Vergueiro, Teresa Cristina, Edvaldo Santana, Badi Assadi, Celso Viafora, Antonio Nóbrega, Chico Cesar, Gabriel, O Pensador, Renato Teixeira e Rildo Hora.
Assim como os artistas, o público que visitar a mostra que une música e artes plásticas poderá dar asas à imaginação com lápis aquarela e perfis de Vinicius de Moraes elaborados por Elifas Andreato, em um programa de ação educativa que valoriza a relação das obras expostas com o visitante, seja ele escolar ou espontâneo.

Idealizador - A relação de amizade entre Elifas e Vinicius começou em 1975, quando o artista gráfico foi convidado a criar a arte da capa do disco “Vinicius e Toquinho”. “Eu já era casado e não queria ter filhos. Para realizar a capa do disco, ouvi a música “O Filho que Eu Quero Ter” e fiquei estupefato com a canção. Na primeira audição, já emocionado, descobri o quão importante seria ter filhos”, conta o pai de Bento e Laura. A exposição nasceu como uma maneira encontrada por ele de retribuir ao poeta a inspiração que o fez desejar uma família.
Com quase 50 anos de carreira, o artista gráfico, cenógrafo e jornalista Elifas Andreato é considerado um dos nomes mais prestigiados das artes gráficas do país. Produziu capas de discos para quase todos os grandes nomes da música popular: de Chico Buarque a Paulinho da Viola; de Adoniran Barbosa a Elis Regina. Ainda jovem, deixou o ofício de aprendiz de torneiro mecânico no final dos anos 1960 para tornar-se estagiário e logo diretor de arte do núcleo de fascículos femininos da editora Abril. Em 1970, participou da criação da revista Placar e da coleção História da Música Popular Brasileira. Ainda na década de 1970, colaborou com jornais e revistas de contestação à ditadura militar, como Opinião, Movimento e Argumento - boa parte dessas obras engajadas pôde ser vista na exposição “Elifas Andreato - As Cores da Resistência”, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2010.
A exposição “O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius” fica aberta para visitação até o dia 9 de março de 2014, de terça a sábado das 09h às 20h e domingo das 10h às 19h, com entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário