segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Estado moderniza a Biblioteca Pública para difundir a leitura

O Governo do Estado trabalhou nos últimos três anos para fazer da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), em Curitiba, um serviço público melhor e moderno. Após a reforma do prédio e a troca da rede lógica e elétrica, foi instalado o sistema informatizado de busca ao acervo de livros.
Queremos que mais pessoas tenham acesso à cultura e para isto era fundamental investirmos na modernização e ampliar o atendimento da Biblioteca”, diz o governador Beto Richa.
Também foi instalada a “Biblioteca Online”, uma sala com nove computadores com acesso gratuito à internet. Desde 2011, a BPP também faz um trabalho de atualização do acervo.
Outra frente para bem atender os mais de 17.800 leitores cadastrados na biblioteca foi a criação de projetos culturais próprios, como o jornal literário Cândido, que se tornou referência entre os periódicos culturais do país. O Cândido tem tiragem de dez mil exemplares, é mensal e distribuído em diversos pontos de cultura de Curitiba, como museus, cafés, livrarias. A linha editorial é voltada para a difusão do livro, leitura e literatura.
O Governo do Estado também lançou Um Escritor na Biblioteca, projeto em que grandes escritores falam sobre suas experiências com a leitura e seu envolvimento com as bibliotecas. “São projetos como este que atraem novos leitores. Principalmente crianças, por despertar nelas a paixão pela leitura”, afirma Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública.
Também foi criado um núcleo de edições dentro da BPP que possibilitou a execução de iniciativas como o Prêmio Paraná de Literatura, a edição dos livros vencedores do concurso e a confecção da revista trimestral Helena.

Sucursal - Neste ano, entrou em funcionamento a primeira sucursal da BPP. Localizada em Paranaguá, no Litoral, a Biblioteca Pública Mário Lobo iniciou as atividades em agosto, com um acervo de 10 mil volumes.
A Biblioteca Mário Lobo realmente está enriquecendo muito a cultura em Paranaguá. Pessoas de todas as idades procuram nosso espaço para ler e ter acesso à cultura”, afirma a coordenadora do espaço, Ruth Moraes.
Instalada em um edifício histórico, que até 2007 abrigava a Santa Casa da cidade, o espaço foi completamente reformado, ganhou mobiliário, equipamentos de informática, auditório e espaço para exposições, além de um Espaço Cidadão, que oferece aos usuários serviços de referência digital. A abertura da Biblioteca Mário Lobo segue a premissa do Governo do Estado de descentralizar a cultura no Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário