O Festival Internacional de Cinema da Bienal
de Curitiba (FICBIC) acontece este ano dentro da programação da Bienal e vai
levar ao público mais de 140 filmes em cinco mostras: Panorama do Cinema
Mundial, Panorama do Cinema Brasileiro, Cinema em Retrospectiva, a mostra
infanto-juvenil Universo Z e o Circuito Universitário, que contempla produções
de estudantes que foram selecionados por júri convidado. O FICBIC acontece
entre os dias 5 e 14 de novembro com exibições no Espaço Itaú de Cinemas, Cine
Guarani, Cinemateca de Curitiba, Sesi Portão, Sesc Paço da Liberdade, Espaço
FIEP, MIS – Auditório Brasílio Itiberê, Colégio Estadual do Paraná, Instituto
de Educação, além da mostra itinerária que vai levar filmes a diversos pontos
do Paraná. O filme de abertura do FICBIC é “O Clã”, do cineasta homenageado
Pablo Trapero vencedor do Leão de Prata 2015 em Veneza, e será exibido
simultaneamente em três salas do Espaço Itaú de Cinemas no dia 5 às 20h. Toda a
programação do festival é gratuita.
Apresentado pela Petrobras, o FICBIC
tem a curadoria assinada pela doutora em audiovisual Denize Araújo e do
jornalista Paulo Camargo. O festival acompanha o tema da Bienal “Luz do Mundo”
e propõe uma trilogia da luz: a luz da câmera, a luz do olhar do cineasta e o
olho-luz do espectador. Nas mostras principais Panorama do Cinema Mundial e
Panorama do Cinema Brasileiro, os curadores buscaram explorar a riqueza,
diversidade e ineditismo dos títulos. “Os longas e curtas das mostras
principais pretendem descortinar um cenário contemporâneo de enfoques e pontos
de vista diferenciados, com filmes inéditos em Curitiba e premiados em
festivais internacionais com perfis e parâmetros distintos”, explica Denize.
Entre os destaques das mostras
principais, está o premiadíssimo “O Grande Mestre”, de Wong Kar-Wai,
considerado o melhor filme do Festival de Hong Kong 2014, vencedor de 55
prêmios, além de ter sido indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e
fotografia, e o filme nacional “Ato, Atalho e Vento”, de Marcelo Masagão, que
conta com uma edição de quase 5 mil cortes, mais de 2 mil atores e 5.041
locações em 722 cidades. “O filme possibilita uma experiência estética
totalmente diferenciada, apresentando uma colagem visual e intertextual que
desafia o repertório audiovisual do espectador”, comenta o curador Paulo
Camargo.
O FICBIC 2015 homenageia com a mostra
Cinema em Retrospectiva o diretor Pablo Trapero, expoente do chamado Novo
Cinema Argentino, que emergiu em meados da década de 1990 e se impôs como um
dos mais vigorosos e instigantes no cenário internacional. Dentre os filmes,
está o aclamado “Leonera”, representante da Argentina no Oscar, Cannes e
diversos festivais e aborda a maternidade dentro de sistemas carcerários. “A
retrospectiva de Trapero oferece um novo olhar, iluminando novamente sua tão
significativa cinematografia e convidando o espectador a refletir sobre sua
trajetória e suas construções de mundos e personagens, que ultrapassam seu país
de origem para constituírem panoramas internacionais”, enfatiza a curadora
Denize.
Com curadoria de Aristeu Araújo e
Mariana Bernal, a mostra Universo Z traz filmes que refletem a nova geração
infanto-juvenil, tanto nas formas plurais, como nos temas e propostas
amplamente diversas entre si. “Depois da Geração Y, que já rendeu tantos
estudos e debates, é a vez da Geração Z tornar-se protagonista. Formada pelas
crianças e adolescentes de hoje, trata-se de uma parcela da população que
nasceu e cresceu com a internet presente em suas vidas, com a
hiperconectividade como algo dado”, explica o curador Aristeu Araújo. Um dos
destaques da mostra é o longa “Até que a Sbórnia nos Separe”, que nos fala
sobre transformações culturais e globalização sob um prisma diferente.
Pensado para levar as produções de
novos realizadores às telas, o Circuito Universitário reúne uma grande
diversidade de obras, formatos e temas. Dentro do circuito, o carro chefe é a
Mostra Universitária Competitiva, com exibição de 22 filmes entre ficções,
documentários e experimentais pela curadoria dos convidados convidadas Denise
Soares, Nathália Tereza e Josiane Orvatich. Dividida em ficção, documentário e
experimental, um premiado de cada categoria ganha um curso na New York Film
Academy, nos Estados Unidos. O Circuito ainda conta com as mostras
não-competitivas Mostra o Teu que Eu Mostro o Meu, uma exibição dedicada às
realizações dos alunos do curso de Cinema e Vídeo da FAP/ UNESPAR, o Projeto
Cine Egresso, com três curtas-metragens que contaram com a direção de arte de
Alex Rocca, a Mostra UTP, que exibe filmes dos estudantes de pós-graduação em
cinema da Universidade Tuiuti do Paraná e, por fim, uma amostra dos trabalhos
realizados pelos alunos do Curso de Cinema do Centro Europeu.
Sobre os curadores do FICBIC
PAULO CAMARGO é jornalista e professor
dos cursos de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
e do Centro Universitário UniBrasil. Também leciona em cursos de pós-graduação
da PUCPR e da Universidade Tuiuti do Paraná, onde é doutorando no programa de
Comunicação e Linguagens.
DENIZE ARAUJO é coordenadora da Pós em
Cinema e Docente do Mestrado e Doutorado da UTP – Universidade Tuiuti do
Paraná, na linha de Cinema e Audiovisual. É diretora do Clipagem – Centro de
Cultura Contemporânea. É membro do International Council, do Publishing e do
Scholarly Review Committee, além de vice-coordenadora do GT Visual Culture da
IAMCR.
A programação completa está disponível
no site do FICBIC.
Patrocínio - A Bienal Internacional de
Curitiba 2015 é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do
Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição é apresentada pela Petrobras e
conta com o patrocínio da UEG Araucária, do BNDES, Sanepar, Copel e BRDE. Tem
copatrocínio da Barigui Financeira. Tem o apoio da AVEC, Instituto Cervantes,
SESC, SESI e o apoio internacional da Fundação Japão, Consulado Geral do Japão
em Curitiba, Embaixada da Argentina, Consulado da Argentina em Curitiba,
Instituto Goethe, Consulado Geral da Itália em Curitiba, Instituto Italiano de
Cultura, Embaixada da França, Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales
e New York Film Academy.
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