quarta-feira, 20 de junho de 2012

Balé Guaíra e Orquestra Sinfônica apresentam clássico de Stravinsky

O Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná compartilham o palco do Guairão para apresentar A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky. Com coreografia de Olga Roriz e regência do maestro Osvaldo Ferreira, o espetáculo será apresentado de quinta-feira (21) a domingo (24), com ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00.
A obra, que em 2013 completa cem anos, é considerada um dos marcos iniciais da modernidade. “Até hoje, a riqueza e a complexidade da Sagração causam surpresas ao primeiro contato com a obra, e é assim que esperamos emocionar o público nesta temporada”, diz a diretora-presidente do Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter.
A Sagração da Primavera estreou no Teatro dos Champs-Élysées, em Paris, em 1913. Na apresentação, coreografada pelo russo Vaslav Nijinsky, a obra foi idolatrada pelos vanguardistas, mas causou indignação nos mais conservadores por se tratar um grande ritual sacro-pagão. Na coreografia, velhos sábios sentados em círculo observam a dança mortal de uma adolescente sendo sacrificada para ser oferecida ao deus da primavera em troca de boas colheitas para a tribo.
A montagem que será apresentada pelo Balé Teatro Guairá se distancia em dois aspectos do conceito original, como explica Olga Roriz, coreógrafa do espetáculo: “O primeiro é o protagonismo incomum do personagem do Sábio, que ocupa posição relevante nesta versão, e o segundo é o fato de a personagem da eleita não ser tratada como uma vítima, no sentido dramático da questão. Ela se sente privilegiada por ter sido escolhida e dança sem medo”. Os cenários e figurinos são de Pedro Santiago Cal.
A diretora do Balé, Cintia Napoli, destaca o desafio de levar este espetáculo ao palco: “Compartilhar A Sagração da Primavera significa potencializar uma real interlocução entre o pensamento artístico do mundo moderno e o contemporâneo. Consolidando a atuação do Balé Guaíra como articulador da arte, levar este espetáculo ao palco é mais do que um compromisso, é um dever”.
No segundo semestre, o BTG realiza turnê com A Sagração da Primavera em sete cidades do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário