quarta-feira, 27 de junho de 2012

O MuMA está de volta, agora como “Portão Cultural”

O maior centro cultural de Curitiba será reaberto nesta sexta-feira (29), às 19h, com uma intensa programação de música, literatura, teatro infanto-juvenil, exposições, exibição de filmes, arte digital, entre outras atrações que agora passam a movimentar a região do bairro Portão. O antigo Centro Cultural Portão, que agora recebe o nome de Portão Cultural, será devolvido aos curitibanos totalmente revitalizado, depois de uma grande reforma que começou em 2008.    
A Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba finalizaram a obra de recuperação desse complexo arquitetônico de 5 mil metros quadrados, que abriga espaços importantes na história cultural da cidade – o Museu Municipal de Arte (MuMA), o Cine Guarani e o Auditório Antônio Carlos Kraide. Com a revitalização, a antiga biblioteca transforma-se em Casa da Leitura Wilson Bueno e o espaço ganha um Centro de Arte Digital, além de espaço de convivência, salas para cursos e projetos de ação educativa.
A abertura contará com a presença do prefeito Luciano Ducci e da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli. A festa é aberta à comunidade e várias atrações estão programadas para a noite de sexta-feira: performances musicais no auditório Antonio Carlos Kraide, exibição de filmes silenciosos das décadas de 1920 a 1950 no Cine Guarani, inauguração das exposições de obras do acervo nas três grandes salas do Museu Municipal de Arte, realização da intervenção artística “In-Flexão” no Espaço de Arte Digital, além de performances, um flashmob e apresentação de DJs.
O Portão Cultural terá como foco, em todas as suas ações, o viés educativo, daí a ênfase em cursos, oficinas e workshops, além da presença de uma equipe de ação educativa para receber alunos e visitantes. Mesmo assim, há espaço para iniciativas que envolvem toda a comunidade, que poderá aproveitar as visitas monitoradas às exposições do MuMA, os cursos, as oficinas e inúmeras outras atrações culturais gratuitas ou com ingressos a preços acessíveis. “Queremos que o público volte a movimentar o Portão Cultural, que a comunidade se aproprie e aproveite ao máximo esse espaço de arte e cultura”, diz a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário