terça-feira, 12 de junho de 2012

Caixa Cultural faz a história em quadrinhos acontecer no palco

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nesta quarta-feira (13), a leitura da graphic novel “Diomedes”, a saga de um detetive criada pelo desenhista Lourenço Mutarelli. A leitura - que conta com a direção de Andrew Knoll e Moa Leal, Kassandra Speltri e Otávio Linhares no elenco - faz parte do projeto Cena HQ Brasil, será seguida por um debate entre o encenador e o autor da obra.
O detetive particular Diomedes nasceu no livro “O Dobro de Cinco”, que deu início a uma trilogia entitulada “O Enigma de Enigmo”. O protagonista, um ex-delegado aposentado, que faz bicos como detetive particular para garantir alguns trocados, tem a missão de descobrir o paradeiro de um mágico chamado Enigmo. A inspiração para criar a personagem veio do pai de Mutarelli, que era policial.
Diomedes é baixinho, gordo, careca, ostenta um bigode fininho e está quase sempre de chapéu. Na faixa dos 50 anos, ele foi abandonado pela mulher e não se relaciona com o filho, se achando um fracasso pessoal e profissional. Talvez essa seja a explicação para o exagero no álcool e no cigarro, além do caráter pouco confiável.
Em 2000, Lourenço Mutarelli foi convidado a lançar “O Dobro de Cinco” em Portugal, no Festival da Banda Desenhada de Amadora, e garante que foram os dias “mais encantadores e mágicos" que viveu. O autor resolveu incorporar essa viagem à trilogia, e Diomedes ganhou status de "detetive intercontinental" em “A Soma de Tudo”, que é dividida em duas partes. Durante a trama Diomedes passa por poucas e boas, seguindo sempre o seu lema: "Servimos mais ou menos pra servir de vez em quando".
Projeto Cena HQ Brasil - Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, são realizadas leituras dramáticas mensais de graphic novels dos mais instigantes autores nacionais. A curadoria dos autores é de José Aguiar e a curadoria dos encenadores de Paulo Biscaia Filho. O encontro entre quadrinhos e cena deflagra discussões sobre a produção de HQ no Brasil, com debate entre o encenador e o autor da obra de cada leitura. Outras informações podem ser encontradas no site da Caixa Cultural (www.caixa.gov.br/caixacultural) e no blog da série (http://cenahqbrasil.wordpress.com/).
O Cena HQ Brasil traz, ainda este ano, outros artistas consagrados, como André Diniz e Sandro Lobo. As direções ficarão a cargo de figuras conhecidas do teatro curitibano, como Edson Bueno, Sueli Araújo e Marcio Mattana, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário