domingo, 17 de junho de 2012

Produção musical paranaense em debate

O cenário musical paranaense será discutido na segunda edição do Papo Universitário 2012, que ocorre no dia 19 de junho, no Teatro do Paiol, em Curitiba. A participação no evento é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do Vida na Universidade. Os participantes serão estimulados a discutir pontos relacionados à produção musical no Paraná. Entre as temáticas estão o sucesso de bandas que começam nas universidades, a carência de grandes espaços para shows em Curitiba e a qualidade da música feita hoje no estado.
Quatro músicos ligados ao cenário paranaense estarão presentes no debate. Foram reunidos apaixonados pela música que têm envolvimentos diferentes com a arte - seja pela época ou a forma como se dedicaram à carreira. Entre os convidados estão a compositora e cantora Karol Conká; o produtor Heitor Humberto, vocalista da Banda Gentileza; o produtor Rodrigo Lemos, guitarrista d'A Banda Mais Bonita da Cidade e vocalista da Lemoskine; e o músico Paulo Juk, baixista da banda Blindagem e membro da seção paranaense da Associação Brasileira de Música e Artes.
Discussão
A universidade acaba sendo o berço de muitas bandas, mas nem sempre há espaço para que a música entre na pauta de debates entre os estudantes. "Esse tipo de discussão poderia ser mais explorado. Faz falta. Onde não se estuda artes, geralmente não tem o traquejo para discutir isso", avalia Heitor, que viu a Banda Gentileza nascer no câmpus de Comunicação Social da UFPR.
"Não tem mais essa ‘síndrome de ovelha negra' em Curitiba. A produção musical foi melhorando. Encontramos hoje bandas que se autoproduzem e fazem um trabalho legal. Ser jovem não é sinônimo de amadorismo", considera Lemos. O Papo Universitário é uma iniciativa da Gazeta do Povo que estimula jovens a participarem de discussões sobre assuntos relevantes da atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário