domingo, 24 de junho de 2012

Rogério Gulin faz recital de viola com sotaque paranaense no solo música

A viola brasileira ou caipira nunca teve uma época tão auspiciosa quanto as últimas duas décadas, quando o instrumento passou a ser ensinado em conservatórios e a ocupar programações culturais de MPB, jazz e até de música erudita nos principais teatros do país. Músicos como Roberto Corrêa, Ivan Vilela, Almir Sater, Paulo Freire, Braz da Viola, Fernando Deghi e Pereira da Viola, tiveram papel preponderante neste fenômeno da viola, hoje considerada instrumento não apenas de música sertaneja. Em Curitiba, papel  preponderante para a viola estar em recitais de concerto em diversos shows da cidade se deu através do compositor, instrumentista, arranjador e pesquisador musical Rogério Gulin. Espécie de símbolo da viola na cidade, o músico não a toa recebeu o convite para participar da Série Solo Música. A apresentação ocorre na terça-feira, dia 26, às 20 horas, na Caixa Cultural.
“Para o dia do trabalhador, um jornalista me perguntou se eu indicaria um músico de Curitiba para ser entrevistado alusivo ao dia. Não tive dúvidas de indicar o Rogério Gulin. Ele é exemplo de profissional da música: ótimo solista e professor e, sem qualquer alarde, faz um trabalho precioso de ensino da viola brasileira em Curitiba”, destaca o produtor Alvaro Collaço, não escondendo a sua admiração pelo músico. “Não bastasse isso é compositor de mão cheia e conseguiu inserir a viola em universos distintos: o da música sertaneja de raiz com o Viola Quebrada, e o da “world music”, com o Terra Sonora”, explica Collaço. Para o Solo Música, Gulin preparou um show marcado pelas suas próprias composições.
A apresentação de Rogério Gulin dentro da Série Solo Música tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e é uma realização de Alvaro Collaço Produções. Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa Cultural (rua Conselheiro Laurindo, 280) a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada). A bilheteria do Teatro abre de terça a sexta-feira das 12h às 20h; sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h. Informações pelo fone 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário