quarta-feira, 13 de junho de 2012

Biblioteca Pública promove exposição fotográfica sobre o caminho sentimental de Dalton Trevisan

No dia em que em Dalton Trevisan completa 87 anos, 14 de junho, a Biblioteca Pública do Paraná inaugura a exposição “A Eterna Solidão do Vampiro”. Trata-se de uma mostra fotográfica que surgiu a partir do legado do contista curitibano. O fotógrafo Nego Miranda registrou os cenários por onde os personagens de Trevisan circulam, como ruas, praças, fachadas de casas, prédios e outras construções da capital paranaense.
"Queria retratar a alma do curitibano, o porão da alma do curitibano. E quem conhece melhor a cidade do que o Dalton?", comenta Miranda, a respeito de seu projeto que, inicialmente, resultou no livro “A Eterna Solidão do Vampiro” (2010).
Agora, algumas das imagens clicadas por Miranda ganham espaço no hall de entrada da BPP até 27 de julho. "Minha ideia não foi lançar luz sobre a misteriosa literatura de Dalton, mas sim realçar esse ar sombrio. Quis reforçar essa coisa densa. Por isso, fiz algumas fotos às 4 da manhã, por exemplo. Não é aquela Curitiba do Bondinho, é uma Curitiba pesada", diz Miranda, explicando o seu projeto.
Além desta exposição, a BPP também homenageou Dalton Trevisan na edição de junho do jornal Cândido. Suas 32 páginas são dedicadas integralmente à obra do escritor, com ensaios, reportagens, depoimentos, fotografias e ilustrações.
A Biblioteca Pública do Paraná está situada na ruaCândido Lopes, 133, Centro e está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20 horas; aos sábados, das 8h30 às 13 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário