domingo, 24 de junho de 2012

Seminário discute audiovisual e educação na Cinemateca

A Cinemateca de Curitiba sedia, de 27 a 30 de junho, o 1º Seminário Audiovisual e Educação, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com a Aliança Francesa. O evento conta com a participação do crítico, ensaísta e professor de cinema francês Alain Bergala, que pela primeira vez vem a Curitiba e será responsável pela palestra de abertura do evento, às 19h desta quarta-feira (27), com tradução simultânea.
Tendo como proposta discutir as relações entre educação e audiovisual (cinema, vídeo e televisão), o seminário oferece mesas-redondas com especialistas que trabalham nessa área, completando-se com a exibição de filmes e vídeos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente na Cinemateca, limitadas à lotação da sala, que é de 104 lugares. Os participantes receberão certificado emitido pela Universidade Federal do Paraná.
A presença de Alain Bergala, que foi editor-chefe da revista Cahiers du Cinéma, mostra a importância do seminário. Bergala leciona na Universidade Paris III e é autor de vários estudos sobre o cinema, entre eles “A Hipótese-cinema”, publicado na coleção dos Cahiers du Cinema, no qual trata das relações entre cinema e educação.
A relação de debatedores inclui os nomes de Ana Dillon, responsável pelo Projeto Imagens em Movimento, no Rio de Janeiro; Glaucia da Silva Brito, professora de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná; Aldemara Pereira de Melo, coordenadora da TV Paulo Freire; Paulo Vítola, diretor-presidente da TV e-Paraná; Maria Angélica dos Santos, coordenadora do Programa de Alfabetização Audiovisual, em Porto Alegre (RS); e Juliana Sanson, integrante do Projeto Olho Vivo, em Curitiba.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário