quarta-feira, 20 de junho de 2012

Quinteto Villa-Lobos faz apresentação gratuita na Capela Santa Maria


O Quinteto Villa-Lobos, grupo de sopros com 50 anos de história, é a atração da Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 20h desta quinta-feira (21). O espetáculo, patrocinado pela Volvo, tem entrada franca e leva ao palco um dos mais renomados conjuntos brasileiros de música de câmara. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria da Capela, uma hora antes da apresentação, sujeitos à lotação da Capela.
Formado atualmente por instrumentistas que exercem atividades de solistas em todo o Brasil e no exterior, o quinteto reúne Antonio Carlos Carraqueira (flauta), Luis Carlos Justi (oboé), Paulo Sergio Santos (clarinete), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote). No programa preparado para o show em Curitiba estão obras de August Klughardt, Radamés Gnattali, Edino Krieger, Ernesto Nazareth, Guinga e Pixinguinha.
Grupo carioca - Nascido em 1962, no Rio de Janeiro, o Quinteto Villa-Lobos espalhou sua arte pela América do Sul, Europa e países africanos, realizando um importante trabalho no campo da música erudita, paralelamente à execução da música popular brasileira. Os primeiros compositores nacionais incluídos no repertório foram Ernesto Nazareth, Pixinguinha e Anacleto de Medeiros. Posteriormente, o contato com o maestro Radamés Gnattali estreitou a relação do grupo com o choro, resultando na gravação dos "Choros de Câmara", de Villa-Lobos.
O quinteto participou de shows e gravações ao lado de artistas da MPB, entre eles Edu Lobo, Nara Leão, Roberto Carlos, Tamba Trio, Egberto Gismonti e Wagner Tiso. Com extensa discografia, o grupo também conquistou importantes premiações e foi responsável pela abertura das comemorações do Ano Villa-Lobos em Paris, na Unesco, em 1987.

Em março de 2002, foi homenageado pelos 40 anos de trabalho com a série “Quinteto Villa-Lobos - 40 Anos de Música Brasileira”, no Centro Cultural Banco do Brasil (RJ). No mesmo ano, participou do Projeto Sonora Brasil-SESC, apresentando-se em 32 cidades brasileiras, de Santa Catarina ao Amapá. Em 2009, a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, esteve em vários países africanos, além de ter encerrado importante festival dedicado a Villa-Lobos com concerto na Radio-France, em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário