segunda-feira, 18 de junho de 2012

Os incômodos tempos na Alemanha de Michael Ruetz

A Caixa Cultural abre nesta terça-feira (19) a exposição "1968. Tempos Incômodos", do fotógrafo alemão Michael Ruertz. A mostra, trazida pelo Goethe-Institut com patrocínio da Caixa, conta com 43 fotografias que contemplam registros da vida oficial e privada da República Democrática Alemã (RDA). Os fotógrafos João Urban e Nair Benedito realizam um bate-papo às 19h no teatro da Caixa Cultural e a abertura da galeria acontece às 20h.
A mostra é concebida como um diário fotográfico a partir da grave dna Universidade de Berlim, em 1966, até os acontecimentos de 1975. As imagens mostram um mundo que despertava e se movia a um clima de liberação e emancipação, com fotografias tiradas também na Grécia, em Roma, em angola e no Chile. As fotos se transformaram em ícones de uma forma de vida perdida, em um período que a válvula de escape se traduzia em lutas de rua, manifestações e iniciativas artísticas e políticas.
O fotógrafo - Michael Ruertz nasceu em Berlim em 1940 e se tornou conhecido pelos registros do movimento de protesto estudantil. Começou a registrar a revolta estudantil em 1964 e, como morava em Berlim, pode viajar livremente pela Alemanha Oriental, fotografando a vida oficial e privada da RDA.
Premiado internacionalmente, suas fotografias foram compradas por grandes jornais e revistas, como Time, Life, Der Spiegel e Stern.
A galeria da Caixa Cultural está situada na rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro. O bate-papo com os fotógrafos João Urban e Nair Benedito tem entrada franca e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 18h de terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário