terça-feira, 26 de junho de 2012

Fundação Cultural de Curitiba promove encontro sobre arte urbana


A Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com a Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP, promove nestas quarta e quinta-feiras (dias 27 e 28), no TUC – Teatro Universitário de Curitiba, os “Encontros: Arte Urbana Curitiba 2012”. O evento reunirá artistas, produtores e pesquisadores de arte, com o objetivo de ampliar o diálogo e a troca de informações entre os agentes que atuam nesse universo. Na relação de participantes estão Baixo Ribeiro e Mariana Martins, proprietários da galeria paulista Choque Cultural, e o sociólogo Nelson Brissac Peixoto.
O encontro servirá também para apresentação de um balanço das ações públicas de difusão em arte urbana, com a participação dos artistas empreendedores do edital Arte Urbana – Travessias Subterrâneas, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba. Será exibido o vídeo promocional do filme “A Arte Urbana”, de Bruno Armelin e Otávio Souza. Os debates serão mediados por Elizabeth Serafim Prosser, que é doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR) e autora do livro Graffiti Curitiba.
A participação de Baixo Ribeiro e Mariana Martins traz de São Paulo a experiência da Choque Cultural, uma galeria de arte contemporânea reconhecida por apoiar e incentivar a arte underground. Fundada em 2004, a galeria valoriza as linguagens cotidianas usadas pelos mais jovens e propõe-se a apresentá-las de modo verdadeiro e original. Assim, transformou-se numa plataforma para artistas vindos do graffiti, da tattoo, do design gráfico, da ilustração e outras procedências paralelas às artes acadêmicas. Os dois representantes da Choque Cultural também farão leitura de portfólios para artistas interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário