sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Curitiba terá duas pistas profissionais de BMX

A cidade de Curitiba ganhará duas pistas para treinamento de BMX, que serão usadas para aclimatação das equipes da Olimpíada do Rio 2016 e depois ficarão na cidade para treinamento de atletas locais. O BMX, ou bicicross, é uma competição disputada com bicicletas em pistas de terra.
A Prefeitura homologou nesta semana a licitação para a construção das pistas - uma com 328 metros e outra com 341 metros - que serão construídas no Velódromo de Curitiba, localizado no Jardim Botânico. As obras, financiadas pelo governo federal, fazem parte do Programa Olímpico do Ministério do Esporte e estão previstas para começar em janeiro, com um custo de R$ 739,1 mil.
É um privilégio para Curitiba receber este tipo de investimento. É um equipamento esportivo que ficará como legado para o desenvolvimento do esporte na cidade e se integra na política de incentivo ao uso da bicicleta desta gestão”, diz o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio Dutra Júnior.
O processo de licitação da obra foi concluído no dia 19 de novembro, sendo declarada vencedora a Construtora Curitiba Eireli. O processo passou pela a aprovação da Caixa Econômica Federal, que irá liberar os recursos.

Cicloatividade - Essa é mais uma medida da Prefeitura de Curitiba para criar melhores condições para quem usa a bicicleta, tanto como meio de transporte, como para lazer ou esporte.
Os dois principais projetos de incentivo ao uso da bicicleta, o Ciclolazer e o Pedala Curitiba, formam o programa Cicloatividade e vêm ampliando o número de usuários nos últimos três anos.
Em seu primeiro ano, 2013, o Ciclolazer atendeu perto de 37 mil pessoas, que foram atraídas para as práticas de recreação e de atividades físicas na rua. No ano passado, o número de usuários chegou a quase 57 mil.  A frequência registrada nos primeiros dez meses deste o ano indica que será superada frequência de todo o ano passado.
A Prefeitura também vem ampliando o número de circuitos do Pedala Curitiba, projeto também coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude que visa levar a prática do ciclismo aos bairros. Até o fim de agosto, mais de 6 mil pessoas participaram das atividades, que acontecem à noite, em dias diferentes, em sete regionais administrativas da cidade.

Ciclomobilidade - Nos últimos dois anos, a administração pública vem reconhecendo a bicicleta como um modal de transporte e criando condições para que isso se efetive no dia a dia. Além de implantar até agora 80 quilômetros de novas vias cicláveis e criar 400 vagas para estacionamento de bicicletas em paraciclos públicos, a Prefeitura vem trabalhando para mudar paradigmas e estimular a convivência respeitosa no trânsito.
É esse o espírito de outras iniciativas como a Via Calma da Avenida Sete de Setembro – onde o espaço é compartilhado por automóveis, bicicletas, ônibus e pedestres – e do Bicicleta no Seu Bairro, projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Trânsito, que leva para as regionais da cidade uma série de atividades voltadas para o incentivo ao uso da bicicleta e a preparação para um comportamento adequado no trânsito.
A instalação da Área Calma, polígono da região central onde os veículos devem circular com velocidade máxima de 40 quilômetros por hora, também foi planejada para facilitar a passagem das bicicletas nesta área, com mais segurança e respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário