quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Louco, personagem de Maurício de Souza, é a atração do Cena HQ

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, dentro da programação do projeto Cena HQ, a leitura cênica do livro “Louco – Fuga” nesta quarta-feira (2), às 20h. A obra, de autoria de Rogério Coelho, é inspirada no personagem Louco, da Turma da Mônica.
Com direção de Paulo Rosa, a leitura contará com o ator Diego Perin interpretando Licurgo Orival Cafiaspirino de Oliveira, conhecido simplesmente como Louco, o carismático personagem criado por Mauricio de Sousa. O livro faz parte de uma coleção de histórias inspiradas nos integrantes da Turma da Mônica.
A história mostra Louco em um mundo de fantasia onde todas as coisas são possíveis, tudo se mexe e é vivo – claramente inspirado no espírito lisérgico dos anos 1970. Pode-se dizer que o personagem representa a liberdade da imaginação, um tanto infantil. Na trama, ele precisa fugir dos guardiões do silêncio e viajar pelas histórias até encontrar um pássaro e libertá-lo.
O autor Rogério Coelho é paulistano radicado em Curitiba. Ilustrador desde 1997, tem a maioria dos seus trabalhos voltados para o público infantil e para colaboração em jornais e revistas. Entre os mais de 150 trabalhos com livros (de literatura e didáticos), estão ilustrações da adaptação de Fernando Nuno do clássico de Jonathan Swift, “As Viagens de Gulliver”, e dos infantis “O rato do campo e o rato da cidade”, de Ruth Rocha, e “O gato que virou história”, de Ferreira Gullar.
Após menções honrosas e prêmios ao longo da carreira, lançou “O gato e a árvore” em 2010, seu primeiro livro. Recebeu o prêmio Jabuti 2012 na categoria de ilustração em “Didático e Paradidático”, com a coleção “Mundo leitor – linhas da vida”. Ao lado do diretor e do ator, Coelho participará de um bate-papo com o público logo após a apresentação.
Bicampeão do Troféu HQ Mix 2015 na categoria Produção para Outras Linguagens, o projeto Cena HQ segue a proposta de ler em cena obras publicadas originalmente em quadrinhos. O evento é uma parceria entre a Cia Vigor Mortis e a Quadrinhofilia, com curadoria dos autores feita pelo quadrinhista José Aguiar e escolha dos encenadores pelo diretor Paulo Biscaia Filho. Cada leitura é seguida por um debate envolvendo público, autores, diretor e atores.

Esta Cena HQ é recomendada para maiores de 14 anos e a entrada é franca, com retirada de ingressos a partir das 19h de quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário