quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Reforma do Guairinha será entregue neste sábado

O Centro Cultural Teatro Guaíra entrega neste sábado (19), a reforma e restauro do auditório Salvador de Ferrante, o Guairinha. Nesta fase, o investimento foi de R$ 1,53 milhão, com repasse de recursos da Renault do Brasil. A entrega acontece junto com o 2º Grande Encontro do Teatro Paranaense, que reúne profissionais ligados à produção de espetáculos.
Esta é a segunda etapa das obras de restauro do edifício do Centro Cultural Teatro Guaíra. Na primeira etapa foram feitas melhorias no Guairão, também em parceria com a Renault do Brasil.
Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, a obra de restauro do Centro Cultural Teatro Guaíra é importante, porque privilegia um dos principais espaços das artes cênicas do Paraná. “Graças à parceria do Governo do Paraná e da Renault, o público paranaense recebe esta importante casa renovada. O Guairinha foi e é palco de grandes realizações do teatro do Paraná. Temos agora um auditório renovado e pronto. O Guaíra é a casa do público paranaense, que merece ser muito bem recebido”, afirma o secretário.
Inaugurado em 19 de dezembro de 1954, o Guairinha teve restauradas todas as poltronas da plateia e o balcão do auditório, incluindo adequação de poltronas especiais para atender a legislação de acessibilidade. Foram feitas trocas de carpetes da plateia e balcão e instaladas réguas de iluminação de LED nas circulações internas do auditório. Também foram reformados os banheiros para o público. O auditório é o primeiro do complexo do Centro Cultural Teatro Guaira (CCTG).

ELOGIOS - “Com a reforma, o Guairinha se torna um auditório ainda melhor. É um espaço cultural que recebe elogios de artistas e do público”, diz a diretora-presidente do CCTG, Monica Rischbieter. “E o meu agradecimento especial neste ano é para Renault do Brasil que sabe o valor da cultura para o público e para os artistas, e por ter investido em dois dos principais espaços culturais do país”, afirma.
Todas as obras de restauro e reforma, tanto do Guairão como do Guairinha, serão entregues oficialmente no início de 2016.

FESTA - O 2º Grande Encontro do Teatro Paranaense acontece neste sábado (19), a partir das 19h, no Guairinha. O evento é a confraternização entre atores, diretores, figurinistas, cenógrafos, sonoplastas, maquiadores e outros profissionais ligados à produção de espetáculos.
É proibido falar de trabalho, projetos, leis de mecenato”, avisa o produtor Áldice Lopes, que organiza a festa, junto com o iluminador Beto Bruel e o diretor de teatro Enéas Lour. “É o momento de encontro entre quem fez e quem faz teatro no estado”, afirma.
Neste ano serão homenageados 10 profissionais das artes cênicas. São eles: Wilson Rio Appa (dramaturgo), Yara de Moraes Sarmento (atriz), Luthero Almeida (ator, diretor e produtor), Jane Martins Távora (atriz), Ney Souzah (figurinista e aderecista), Sinval Martins (ator), Euclides Coelho de Souza (bonequeiro), Renê Dotti (advogado e um dos fundadores do Teatro Experimental do Guayra, em 1956), Florisval Gomes (ator) e Lúcio Togo Mangé (ator, professor e diretor).

Após a cerimônia e homenagens no Guairinha, a festa continuará no salão de exposição do CCTG, onde estarão montados três telões com projeções de espetáculos paranaenses. O primeiro irá exibir o teatro do Paraná das décadas de 1970 a 1990. O segundo com as produções de 2000 a 2015. E o terceiro com os trabalhos dos 35 concorrentes ao Troféu Gralha Azul, maior premiação da classe e que acontecerá em agosto de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário