sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Espetáculo sobre Clarice Lispector tem única apresentação no Teatro Sesi São José dos Pinhais

"Clarice e eu. O mundo não é chato", uma adaptação para o teatro de textos de Clarice Lispector, feita pela atriz Rita Elmôr, é atração do Teatro Sesi São José dos Pinhais no dia 13 de dezembro, às 19h. Textos da atriz também são inseridos ao longo da peça. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia).
Rita Elmôr conta como iniciou a carreira interpretando Clarice Lispector em um monólogo, em 1998, destacando o fato das fotos da personagem serem frequentemente confundidas com as fotos da escritora, chegando mesmo a estampar capas de revistas especializadas em literatura e a figurar em jornais internacionais. De forma quase imperceptível, o texto da atriz funde-se aos textos da escritora, e o fato inusitado da imagem de uma ser confundida com a imagem da outra se reproduz no plano linguístico.
A adaptação priorizou os textos em que Clarice revela, com seu humor inteligente, maneiras mais criativas de levar a vida. O recorte escolhido foi o do comportamento humano diante de situações constrangedoras e engraçadas. A peça faz um passeio pela obra da escritora, priorizando crônicas, contos, cartas e trechos de livros que ressaltam a faceta mais bem-humorada de Clarice Lispector, ainda pouco explorada. O resultado final é surpreendentemente leve, embora alguns textos selecionados apresentem o olhar crítico da escritora para dramas sociais que remetem a questões políticas contemporâneas. A atriz e a autora se misturam em suas experiências, deixando o espectador atento para captar o olhar generoso e agudo de Clarice.

Sobre o processo - Em 1998 a atriz Rita Elmôr fez um monólogo com textos de Clarice Lispector intitulado "Que Mistérios Tem Clarice", que privilegiou o processo de criação, a biografia da escritora e a caracterização física da intérprete. Nesse espetáculo, que foi a primeira peça profissional de sua carreira, Rita foi indicada ao prêmio Shell de melhor atriz.
Dezessete anos depois, surgiu a ideia de montar um novo espetáculo sobre Clarice, mas dessa vez, em "Clarice e eu. O mundo não é chato," o relato da atriz sobre a sua experiência na primeira montagem serve apenas como ponto de partida para uma nova tradução de Clarice.
Rita Elmôr possui diversos trabalhos na televisão, entre eles “A Grande Família” (2012), “Salve Jorge” (2013) e “Boogie Oogie” (2014); no cinema (“De Corpo Inteiro”, “Cilada.com” e “Até que a Sorte nos Separe”) e no teatro “Vestido de Noiva” de Nelson Rodrigues (2013), “Pai” (2012 e 2013) e “Orgulhosa Demais, Frágil Demais” (2014).

Mais informações: 3398-4100 / 3015-0808 ou www.diskingressos.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário