terça-feira, 15 de dezembro de 2015

V Conferência Municipal de Cultura acontece neste fim de semana

A V Conferência Municipal de Cultura de Curitiba será realizada no próximo final de semana, de 18 a 20 de dezembro, no auditório do Instituto Federal do Paraná. Os três dias serão dedicados ao debate sobre o Plano Municipal de Cultura. Os mais de 200 delegados eleitos nas pré-conferências setoriais, regionais e livres, realizadas durante o mês de novembro e início deste mês, vão discutir e votar todos os artigos de uma proposta de lei para o plano municipal.
O regimento interno foi definido pelo Conselho Municipal de Cultura, que também aprovou os nomes que compõem a comissão organizadora. Conforme o regimento, o primeiro dia será reservado ao credenciamento dos delegados e à realização de um seminário com a presença de gestores de outros municípios que já implantaram seus planos e estão integrados ao Sistema Nacional de Cultura.
No sábado (19) pela manhã têm início as discussões e deliberações sobre o relatório da comissão organizadora, contendo todas as emendas propostas pelos participantes das pré-conferências. A plenária continuará reunida domingo (20) até terminar esse processo, ficando depois a cargo da comissão consolidar o documento final.
De acordo com o presidente da comissão organizadora, Elton Barz, nesta conferência será discutida a parte geral do Plano Municipal de Cultura. Um novo encontro já está convocado para os dias 23 e 24 de abril de 2016, quando serão debatidos os planos regionais e setoriais e as metas para o Plano Municipal. Encerrada essa última etapa, o Plano estará pronto, devendo passar apenas por ajustes no âmbito da FCC e da Prefeitura, antes de seguir para votação na Câmara Municipal.
O Plano Municipal de Cultura é o instrumento de planejamento, afirmação de direitos culturais e de organização das políticas públicas no prazo de 10 anos, valendo entre 2016 a 2026. Esse é o último requisito a ser cumprido pelo município de Curitiba para sua integração plena ao Sistema Nacional de Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário