quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Domingo + Arte do MON oferece oficina com artista Nair Kremer

O Museu Oscar Niemeyer (MON) realizará o Domingo + Arte no dia 20 de dezembro. Neste dia, a entrada é gratuita entre 10h e 13h e o público poderá aproveitar as mostras e participar de mediações e oficinas. Será o último domingo deste ano com programação especial.
Às 11 horas, na sala 6, haverá uma visita mediada com a equipe da Ação Educativa na mostra “Colapso”, composta de obras de três artistas paranaenses: Cleverson Oliveira, Fernando Burjato e Gabriele Gomes. Entre 11h e 15 horas, também com a equipe da Ação Educativa, ocorre uma oficina livre de pintura, no subsolo.
Já às 15h30, a artista Nair Kremer realizará uma oficina com o tema “O que vemos, o que nos olha”, utilizando a técnica de origem francesa frottage – em que se utiliza um material para desenho como o lápis, giz de cera ou carvão, fazendo uma fricção sobre uma superfície texturizada.
Os visitantes também podem visitar as mostras: “História do Acervo MON - Em Aberto”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer”, “Pátio das Esculturas”, “Isolde Hötte - Sua Obra”, “Artigas, Nos Pormenores um Universo - Centenário de João Vilanova Artigas”, “Glück - O Tempo e a Imagem”, “Bienal Internacional de Curitiba”, “Colapso” e “Charif Benhelima. Polaroids - 1998-2012”.

Sobre a artista - Nair Kremer nasceu em São Paulo, em 1938. Arte educadora, arte terapeuta e artista plástica, sempre tomou a arte como um exercício cotidiano. Em 1959, Nair gradua-se em Química Industrial pela Universidade Mackenzie. Em 1961 muda-se para Israel e se estabelece no Kibutz Bror Chail, onde exerceu sua profissão.
Em 1969, a pintura que estava sempre à sombra de seus interesses, passa para o primeiro plano. A artista é chamada a participar de exposições tanto em Israel como fora do país. Nessa época, embora continuasse autodidata, fez parte de um grupo nacional que reunia nomes como Dani Karavan e Menashe Kadishman, entre outros, que já trabalhavam com a interferência na natureza e nos centros urbanos, criando um movimento análogo ao Land Art, que se desenvolvia na Europa e nos Estados Unidos.
Nair faz seus estudos formais de 1978 a 1982 em The Art Teachers Training College, Israel, obtendo grau equivalente à pós-graduação em escultura.
Retorna ao Brasil entre 1973 a 1975. Realizou exposições individuais na Bienal Internacional (1985-SP-BR), MASP (SP-BR), MAM (SP-BR), MAC (SP-BR), Museu das Américas (Washington DC-USA), Viatar Museu (Budapest- Hungria), Ein Harld (Israel), Grey Art Gallery (NY-USA), Berlim-Alemanha, Aichi-Japão, entre outros.

Mais informações: 3350-4400 ou www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário