quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Secretaria da Cultura faz exposição em homenagem ao fotógrafo Macaxeira

Nesta sexta-feira (4), às 19h, a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) abre uma exposição em homenagem ao amigo e colaborador Carlos Roberto Zanello de Aguiar, conhecido por todos como Macaxeira. Funcionário da secretaria desde 1980, Macaxeira faleceu no dia 9 de abril deste ano, deixando uma vasta obra e muitos admiradores de seu estilo fiel às origens da fotografia. A mostra “Obra & Vida Macaxeira” ficará em exposição até o dia 14 de fevereiro no hall da SEEC e faz parte da programação oficial da Bienal Internacional de Curitiba.
A exposição será uma biografia visual da vida de Macaxeira, com fotos das suas andanças pelo litoral paranaense, retratando o cotidiano dos fandangueiros; o trabalho realizado para o Patrimônio Cultural, com uma série de imagens de bens tombados em todo o Paraná, e ainda imagens do artesanato paranaense. Também compõe a mostra desenhos de alunos do Centro Juvenil de Artes Plásticas, com diferentes interpretações do fotógrafo.

Fiel às origens - Apesar da grande modernização na área da fotografia nos últimos anos, Macaxeira nunca se rendeu às câmeras digitais e a todo o processo artesanal de revelação dos rolos de filme e ampliação das imagens em papéis fotográficos. No prédio da SEEC ele mantinha um estúdio completo, com um vasto material produzido em 35 anos de carreira, o que é raro hoje em dia.
Pelas lentes de seus óculos, conta uma amiga, era possível ter ideia do quão vasto era seu trabalho. Segundo ela, de tanto repetir o gesto de aproximar a câmera para o clique, uma das lentes de seus óculos era riscada bem no centro, onde havia o contato com o visor.

O fotógrafo - Carlos Roberto Zanello de Aguiar, o Macaxeira, nasceu no dia 16 de outubro de 1949. Curitibano e morador do centro da capital, era um apaixonado pelo Paraná, sentimento que ficou retratado em seu trabalho como fotógrafo. Com seu chapéu panamá, marca registrada, percorreu o Estado retratando a cultura e a arte paranaenses, principalmente do litoral. Esse encanto fez Macaxeira comprar uma casa na região do Parque Nacional do Superagui e produzir seu principal trabalho, o livro Fandango do Paraná – Olhares, que traz 150 imagens colhidas em 20 anos de cliques. Os textos são do primo do fotógrafo, o escritor e psiquiatra Edival Perrini.

A Secretaria de Estado da Cultura está situada na rua Ébano Pereira, 240, Centro e a exposição “Obra & Vida Macaxeira” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário