quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Hemepar convoca doadores de sangue para o fim do ano

Durante o período de férias e festas de fim de ano, as doações de sangue chegam a cair até 30% no Paraná. Ao mesmo tempo, esse é o período que a demanda por sangue fica maior.
Para conseguir atender aos 384 hospitais e manter os estoques em níveis adequados, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) funcionará em horários especiais durante as semanas do Natal e do Ano Novo. “Convocamos todos os doadores, pois todos os tipos de sangue são bem-vindos neste período”, ressalta o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach.
Na sede, em Curitiba, nos dias 23, 28, 29 e 30 de dezembro o funcionamento é normal. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o espaço fica aberto até 12 horas. Nos dias 25, 26 e 27 de dezembro, 1º, 2 e 3 de janeiro o local estará fechado.
Escolhemos as datas para tornar possível a programação da doação de sangue antes das viagens de Réveillon”, explica Hatschbach.
O procedimento, realizado com higiene e segurança, dura aproximadamente 40 minutos. As atividades dos 22 endereços da hemorrede estadual retornam após a virada do ano, na segunda-feira (4) nos horários regulares.

DOAÇÃO – Para ser doador é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; estar bem descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação); e apresentar um documento oficial com foto.
O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até quatro doações. Mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até três doações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário