quarta-feira, 20 de abril de 2016

Espetáculo “Tempo de Voo” homenageia escritor brasileiro

A peça teatral “Tempo de Voo - Memória Poética” é baseada em livros do mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. As apresentações acontecem até dia 24 de abril, de quinta a sábado, às 20 horas, e no domingo, às 19 horas, no Teatro José Maria Santos. Gratuito para professores às quintas-feiras.
Além de homenagear o escritor, “Tempo de Voo” promove reflexão sobre a passagem e a ambiguidade do tempo. A peça cuja dramaturgia foi construída a partir de seis livros do autor, empresta o nome de um deles, “Tempo de Voo”, eleito pela Fundação Biblioteca Nacional como o melhor livro de Literatura Infantil e Juvenil de 2009. “Vermelho Amargo”, “Indez”, “Ciganos”, “Ah...mar!” e “Elefante”, obras matizadas pelo viés autobiográfico do escritor também foram fontes de inspiração para a construção do texto, que aborda memórias e sonhos, realidade e fantasia, infância e envelhecimento, vida e morte.
O espetáculo é uma realização da Cia Ilimitada e com direção de Rafael Camargo. O elenco formado por Marcio Juliano, Nena Inoue, Glaucia Domingos e Pedro Inoue, ao entrar em contato com as histórias de Bartolomeu, revisitou e reinventou suas memórias, gerando também textos autorais. A montagem que vem sendo arquitetada há cerca de quatro anos resultou em um texto inédito voltado ao público adulto.
Bartô, como era conhecido pelos amigos, foi muito mais do que um escritor. Nascido em 1944, viveu a infância em Papagaio (MG). Com 40 livros publicados (alguns deles traduzidos para o inglês, espanhol e dinamarquês), formou-se em educação e artes, e criou-se como humanista. Idealizou o Movimento por um Brasil Literário, do qual participava ativamente.

Indicada para maiores de 14 anos, a peça “Tempo de Voo” tem ingressos custando R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Um comentário:

  1. Oi Ricardo, grata pelo apoio de sempre. Parabéns pelo seu blog dedicado à arte.
    ab
    Glaucia Domingos

    ResponderExcluir