quinta-feira, 14 de abril de 2016

Filme brasileiro estrelado por Sonia Braga disputará a Palma de Ouro no Festival de Cannes

"Aquarius", filme do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, disputará a Palma de Ouro na 69ª edição do Festival de Cannes. O evento, que acontece nos dias 11 e 12 de maio, é um dos principais do mundo cinematográfico. A indicação marca o retorno do Brasil à mostra competitiva após quatro anos de ausência - o último concorrente do país foi "On the Road" (2012), uma coprodução com a França e Canadá, dirigida por Walter Salles. Antes, em 2008, participaram "Linha de Passe", também de Salles, e "Ensaio sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles.
Com Sonia Braga no papel principal, o longa é sobre Clara, uma escritora e crítica de música aposentada. Viúva e com três filhos já adultos, ela tem o estranho dom de viajar no tempo. Considerado um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro atual, Mendonça Filho despertou a atenção da crítica em 2012 com o premiado "O Som ao Redor", seu primeiro longa de ficção, no qual mostrou a herança de uma sociedade patriarcal no cotidiano de personagens de classe média da zona sul do Recife.
O filme foi escolhido para representar o Brasil no Oscar em 2014, mas não entrou para a lista de indicados a melhor filme estrangeiro. Em "Aquarius", o diretor e roteirista faz um mergulho mais intimista no mundo de sua protagonista. "Um filme sobre uma pessoa e o mundo dela", disse à Folha de S.Paulo no ano passado. "É mais o estudo de um personagem do que um panorama social".
As gravações, em bairros como Boa Viagem e Casa Forte, no Recife, começaram em agosto do ano passado. Ainda não há previsão de estreia do filme. Outra produção brasileira também está indicada em Cannes neste ano: "A Moça Que Dançou Com o Diabo", de João Paulo Miranda Maria, disputa a premiação de curtas-metragens.
Com 14 minutos de duração, o filme conta a história de uma garota de família religiosa, que sai para dançar na sexta-feira da Paixão e encontra o diabo travestido de bom moço.

ALMODÓVAR E POLÊMICA - O anúncio dos 20 filmes da mostra competitiva de Cannes foi feito nesta quinta-feira (14), pelo diretor artístico do festival, Thierry Frémaux. "Aquarius", único latino-americano na disputa, terá que concorrer com produções de grandes nomes do cinema mundial, incluindo Pedro Almodóvar, Xavier Dolan, Jim Jarmusch, Ken Loach e os irmãos Dardenne.
O diretor espanhol de "Fale com Ela" apresentará seu novo drama, "Julieta", mais um sobre o universo feminino. A história polêmica do ano é de "Elle", do holandês Paul Verhoeven ("Instinto Selvagem"). No filme, a atriz Isabelle Huppert vive uma mulher obcecada pelo homem que a estuprou.
Quatro diretores que já levaram a Palma de Ouro estão na disputa: o britânico Ken Loach, vencedor em 2006 por "Ventos de Liberdade", concorre com "I, Daniel Blake", o romeno Cristian Mungiu, de "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias" (2007), volta com "Sieranevada" e os irmãos Dardenne, duas vezes campeões com "Rosetta" (1999) e "A Criança" (2005), exibem "La fille inconnue".
Os competidores serão avaliados por um júri presidido pelo australiano George Miller, diretor da saga "Mad Max". Ele substitui os americanos Joel e Ethan Coen no posto. Fora de competição, o festival exibirá "The BFG", de Steven Spielberg, e "Money Monster", de Jodie Foster.

Seleção oficial do Festival de Cannes 2016

Filme de abertura (fora de competição): “Café Society”, de Woody Allen

“Toni Ederman”, de Maren Ade (Alemanha)

“Julieta”, de Pedro Almodóvar (Espanha)

“American Honey”, de Andrea Arnold (Reino Unido)

“Personal Shopper”, de Olivier Assayas (França)

“La Fille Inconnue”, de Jean-Pierre e Luc Dardenne (Bélgica)

“Juste le Fin du Monde”, de Xavier Dolan (Canadá)

“Ma Loute”, de Bruno Dumont (França)

“Mal de Pierres”, de Nicole Garcia (França)

“Rester Vertical”, de Alain Guiraudie (França)

“Paterson”, de Jim Jarmusch (EUA)

“Aquarius”, de Kléber Mendonça Filho (Brasil)

“I, Daniel Blake”, de Ken Loach (Reino Unido)

“Ma’ Rosa”, de Brillante Mendoza (Filipinas)

“Bacalaureat”, de Cristian Mungiu (Romênia)

“Loving”, de Mike Nichols (EUA)

“Agassi”, de Park Chan-Wook (Coreia do Sul)

“The Last Face”, de Sean Penn (EUA)

“Sieranevada”, de Cristi Puiu (Romênia)

“Elle”, de Paul Verhoeven (Holanda)

“The Neon Demon”, de Nicolas Winding Refn (Dinamarca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário