quarta-feira, 20 de abril de 2016

Vida e cartas de amor de Carmen Miranda inspiram LOVLOVLOV

O Teatro Cleon Jacques, no Parque São Lourenço, está recebendo a peça LOVLOVLOV. O espetáculo fica em cartaz até 15 de maio com apresentações de quinta a sábado às 20h e domingos às 19h. Os ingressos custam R$ 10,00 e 5,00 (meia). Realizada com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba e incentivo do Positivo, Apolar e Soma LOVLOVLOV é uma criação de Isabel Teixeira, Fernando de Proença, Diego Marchioro, Edith de Camargo, Beto Bruel, Ná Ozzetti, Paulo Vinícius, Renata Roel, Leonardo Pimentel Daniel e Cindy Napoli.
Dividida em cinco choques, a produção partiu de um estudo minucioso da vida e das cartas de amor de Carmen Miranda. Para além de seu talento nato e sua voz única, Carmen foi exposta em sua época como produto made in Brazil. Relida e revisitada anos mais tarde pelos tropicalistas, ainda permanece como espelho e referência de um país que volta a tatear suas raízes e identidades em meio à escuridão que assola os dias atuais. À procura de espelhos, o que se nos apresenta são rostos vazios.
Tal estudo centrado em uma figura emblemática da América Latina, em contraponto com o cotidiano efêmero da sala de ensaio, o estudo conduziu os artistas a outros rumos. LOVLOVLOV - indicada para maiores de 18 anos - é uma peça autoral de um coletivo curitibano, na qual as dramaturgias pessoais afloram.

Sinopse - Num mundo onde a manipulação se esconde para além do que é visível (onde começam os fios que regem as marionetes?), uma figura emblemática é exposta numa espécie de cabine/vitrine. Dois atores dividem um espaço bipartido (o público tem que escolher de que lado vai ficar, A ou B) e realizam o mesmo texto na boca de um mesmo personagem. No Museu de Cera dos Carnes (a vitrine), dois atores, Carne 1 e Carne 2 (duas vozes para uma mesma figura), estão constantemente expostos. Na vitrine do que é criado para o consumo, os Carnes mergulham numa viagem humana e pessoal: sofrem por um amor não correspondido e transitam por diversas paisagens e patologias da paixão. Ainda há o fio do amor na confinação a que nos reduz o mundo atual, paradoxalmente globalizado? Ainda é possível sentir por conta própria? Manipulados, esquecidos, explorados, expostos, os Carnes esperam uma resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário