quarta-feira, 20 de abril de 2016

Museu Paranaense recebe mostra de instrumentos e trajes típicos portugueses

No Museu Paranaense, a exposição “Trajes Típicos Regionais Portugueses” se propõe a rever tradições e referências de um dos grupos étnicos formadores da população paranaense. A mostra é organizada pelo grupo folclórico Alma Lusa, com o apoio da Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro.
A exposição resgata um pouco da história de formação da imigração portuguesa, por meio dos trajes típicos regionais, instrumentos, músicas e outros aspectos do imigrante português. “São muitos os lugares onde é possível notar referências da cultura portuguesa, seja nos topônimos, nos detalhes arquitetônicos, na culinária, nas danças, na música e no folclore. E, também em suas organizações socioculturais, como associações, clubes, centros culturais”, explica o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro.

Alma Lusa - Fundada em 10 de novembro de 1878, a Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro é uma das mais antigas do Paraná. Desde sua fundação, trabalha no culto das tradições portuguesas. O Grupo Folclórico Alma Lusa foi criado em 1959, composto por portugueses, descendentes e, principalmente, amantes do país ibérico, todos com o desejo de difundir e cultivar as tradições, dançares e cantares da terra-mãe. Com seus folcloristas, músicos, diretores, o apoio da Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro e integrantes da comunidade portuguesa de Curitiba, o Alma Lusa contabiliza mais de 2000 apresentações realizadas.

A exposição “Trajes Típicos Regionais Portugueses” está aberta à visitação até dia 26 de junho, de terça a sexta-feira, das 9 às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Mais informações: 3304-3300 ou www.museuparanaense.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário