segunda-feira, 25 de abril de 2016

Mostra Colapso será encerrada no domingo no MON

O público tem até o próximo domingo, 1º de maio, para conferir a mostra “Colapso”, no Museu Oscar Niemeyer. Com obras de três artistas paranaenses - Cleverson Oliveira, Fernando Burjato e Gabriele Gomes - e curadoria de Ana Rocha, a exposição conta com 55 obras entre pinturas, desenhos, objetos e instalações.
A ideia, segundo a curadora, é mostrar 20 anos de intenso diálogo e produção dos artistas com Curitiba como ponto de encontro e origem. “Suas trajetórias, por vezes muito díspares, possuem pontos em comum. É neles que o colapso acontece. O estado de suspensão de cada um se dissipa, as pesquisas se confundem, os três se mostram tão próximos quanto artistas de uma mesma geração podem estar”, afirma.
Nos trabalhos de Cleverson, a imagem é uma mancha no papel ou na tela, molhada por gotas de chuva que são uma espécie de convite para ver e pensar como se forma a ideia de paisagem. O jogo entre imagem/paisagem e representação das gotas é uma ironia dessa arte que imita a vida, que busca para si uma realidade como a que vivemos.
Fernando Burjato trata de uma imagem sem figuras. Seu trabalho se constrói pela borda, acumula tinta como se buscasse sair para além dos limites da tela. As cores justapostas não se misturam e o acúmulo de matéria fica pelas bordas, dando corpo à imagem, às listras.
Gabriele Gomes também tem trajetória marcada pela pintura que avança para além do bidimensional. O desejo de tocar as superfícies levou sua pesquisa a experimentações com a tinta sobre objetos, o mar, a paisagem, pegadas. A tinta toma conta e engole para si os objetos do dia a dia.
Esta exposição é um convite para nos aprofundarmos na pesquisa de Cleverson, Fernando e Gabriele. Convidado a olhar atentamente e encontrar os pontos de colapso, o expectador é quem irá encontrar o colapso em cada trabalho aqui apresentado”, diz Ana Rocha.

Mais informações: 3350-4400 ou www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário