segunda-feira, 18 de abril de 2016

MinC abre inscrições para Fórum de Fomento à Cultura em Curitiba

Estão abertas as inscrições para o “IX Fórum de Fomento à Cultura - O Produtor Cultural e a Lei Federal de Incentivo à Cultura”, que vai acontecer em Curitiba, no Paraná, nos dias 11 e 12 de maio, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Diversas atividades de interesse do produtor cultural compõem o evento, que acontece em paralelo à 244ª reunião ordinária da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), mais uma vez agrupada para analisar projetos culturais de todo o país que se candidataram à autorização para captação de recursos de renúncia fiscal via Lei Rouanet.
As inscrições, que são gratuitas, ficam abertas até o meio-dia de 6 de maio, ou até preenchimento total das vagas de cada atividade, por meio de formulário online disponível em http://tinyurl.com/forumcuritiba.

A CNIC - Órgão colegiado de assessoramento integrante da estrutura do MinC, a CNIC é responsável por analisar e dar parecer sobre aprovação de projetos culturais que se candidatam à captação de recursos de renúncia fiscal via Lei Rouanet. O grupo, com 21 membros externos, entre titulares e suplentes, é formado por representantes dos setores artísticos, culturais e empresariais, em paridade da sociedade civil e do poder público, oriundos das cinco regiões brasileiras, representando as áreas das artes cênicas, do audiovisual, da música, das artes visuais, do patrimônio cultural, de humanidades e do empresariado nacional. Com uma agenda mensal de reuniões que se revezam, desde 2011, entre a capital federal e encontros itinerantes em cidades de diferentes regiões do país, a CNIC já percorreu 25 cidades de 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Em 2016, a itinerância já foi a Parnaíba, representando o Nordeste do Brasil, e, depois de Curitiba, haverá mais três encontros em cidades das demais regiões do país.

PROGRAMAÇÃO
11 de maio (quarta-feira), 9h30 às 13h00
= Atendimento ao proponente no âmbito do incentivo fiscal federal
Local: Laboratório de informática, 2º piso – Bloco Amarelo
Para quem possui projetos prontos para inscrição ou inscritos no Salic, nas fases de apresentação, aprovação, execução ou prestação de contas (atendimento por ordem de chegada)

11 de maio (quarta-feira), 14h30 às 19h00
= Mesas redondas e encontros setoriais

Local: Auditório Tristão de Athaíde – Bloco Amarelo
Para produtores, artistas, agentes culturais, profissionais do setor público e privado da cultura, docentes das áreas da cultura, estudantes e público em geral.
14h00 às 14h30: Cadastramento
14h30 às 15h00: Abertura oficial com presença de autoridades
15h00 às 16h00: Palestra sobre fomento à cultura no Brasil
Com Carlos Paiva (secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura)
16h00 às 17h20: Mesa-redonda Políticas de Fomento à Cultura nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal
Com Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Paraná e Fundação Cultural de Curitiba
17h20 às 17h40: Coffee-break
17h40 às 19h00: Encontros setoriais com a CNIC – debate sobre a realidade da produção cultural local

12 de maio (quinta-feira), 9h30 às 12h30 e 14h30 às 18h00
= Oficina de Projetos Culturais: do planejamento à prestação de contas + SALIC: o escritório virtual do proponente
Local: Auditório John Henry Newmann – Biblioteca
Capacitação para proponentes iniciantes e interessados em aprender a conduzir um projeto cultural no âmbito do incentivo fiscal da Lei Rouanet, incluindo instruções sobre o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic).
9h00 às 9h30: cadastramento
9h30 às 12h30: Planejamento do projeto cultural + Elaboração da proposta cultural
14h30 às 18h00: Acompanhamento e execução do projeto cultural + Prestação de contas

INSCRIÇÕES GRATUITAS - Inscreva-se em http://tinyurl.com/forumcuritiba (até às 12h de 6 de maio ou até o esgotamento das vagas de cada atividade). O evento não custeará passagens ou diárias para os participantes. Mais informações com a Coordenação Técnica de Comissões da SEFIC: (61) 2024-2146 ou cnic2@cultura.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário