terça-feira, 12 de abril de 2016

Fotos de Guilherme Pupo resgatam brincadeiras de rua em Curitiba

A Biblioteca Pública do Paraná inaugura, nesta terça-feira (12), a mostra “Memórias do Quintal”, do fotógrafo curitibano Guilherme Pupo. As imagens foram realizadas a partir de um projeto (homônimo ao título da exposição) que visa resgatar expressões lúdicas tradicionais dos bairros de Curitiba.
A proposta original, coordenada por Adriane Havro e Luis Teixeira, pesquisadores da cultura da infância, possibilitou uma imersão em espaços sociais como praças, áreas públicas de lazer, ruas, terrenos e quintais dos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba, localidades do extremo sul da cidade. A cenografia é de Ricardo Garanhani e design de Adriana Alegria.
“O mais interessante foi descobrir que dentro de um grande centro urbano como Curitiba ainda conseguimos encontrar crianças brincando na rua, com brincadeiras e brinquedos tradicionais que ainda não se perderam mesmo com tantos estímulos tecnológicos”, diz Pupo, que fez cerca de 3 mil imagens ao longo do trabalho. “O mais difícil foi chegar às 30 fotos da exposição - tivemos que deixar muita coisa de fora”.
O projeto da exposição foi realizado pela instituição Malasartes - Educação Sensível, que promove ações de incentivo ao brincar e à leitura, e teve o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). A mostra segue até 20 de maio.

A exposição “Memórias do Quintal” pode ser visitada até dia 20 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h; aos sábados, das 8h30 às 13h, com entrada gratuita. Mais informações: 3221-4917.

Nenhum comentário:

Postar um comentário