quinta-feira, 7 de abril de 2016

Shakespeare ganha versão infantojuvenil em premiado espetáculo na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Curitiba apresenta o espetáculo infanto-juvenil “Bruxas da Escócia”, nos dias 9 e 10 de abril. Livremente inspirado em “Macbeth”, de William Shakespeare (1554-1616), a montagem tem o objetivo de levar o universo do dramaturgo inglês para crianças a partir de cinco anos de idade.
A peça conta a história de Macbeth, um general escocês que, após vencer uma batalha, é surpreendido por três bruxas que fazem previsões sobre seu futuro. Dentre elas, a mais surpreendente é a de que ele em breve será rei. Ao saber disso, sua esposa o convence a cometer todo o tipo de traição para que ele, de fato, consiga o trono, não medindo esforços para realizar as projeções das bruxas.
Macbeth é coroado e, ao contrário do que o povo esperava, torna-se um tirano implacável que, junto à Lady Macbeth, comete inúmeras malvadezas aos seus súditos. Em um segundo encontro com as bruxas, elas garantem que ele só perderá o trono no dia em que a floresta caminhar até ele, algo que julgou impossível de acontecer. Não esperava, no entanto, que um exército disfarçado com galhos de árvores atacasse o castelo, derrotando o casal.
“Bruxas da Escócia” dá sequência à linha de pesquisa da Cia. Vagalum Tum Tum, que leva ao universo infanto-juvenil as obras de Shakespeare pelo olhar do palhaço, da Comedia Dell ́arte e dos Bobos. Os elementos trágicos do original são transpostos, pela ação do raciocínio do palhaço, em outros que remetem à graça e à poesia, sem abrir mão da essência do texto original – uma experiência atraente para as crianças e os adultos.

Montagem premiada – “Bruxas da Escócia” foi ganhador do Prêmio APCA 2014 de Melhor espetáculo com texto adaptado. Faturou também três categorias do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2014: Melhor espetáculo infantil, Melhor direção e Melhor atriz coadjuvante. Foi indicado ainda ao Prêmio Governador do Estado 2014 na categoria Arte para criança.

Livre para todas as idades, as encenações de “Bruxas da Escócia” acontecem sábado, às 15h e 19h; domingo, às 15h. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mais informações: 2118-5111. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário