quinta-feira, 28 de abril de 2016

Projeto resgata memórias despertadas pela comida

Com lançamento marcado para o dia 29 de abril de 2016, na Cinemateca de Curitiba, o projeto “Comida de Afeto”, uma realização da CGC-CSA Consultoria e Assessoria, resgata histórias e receitas culinárias que despertam o laço afetivo que temos com a comida. Reconhecendo a culinária como parte importante da nossa identidade, o projeto busca relatos de pessoas de diferentes lugares, que se encontram no Hospital Pequeno Príncipe, o maior exclusivamente pediátrico no Brasil.
Os relatos para o projeto foram recolhidos junto aos pequenos pacientes, seus familiares e colaboradores do hospital. Eles contaram saborosas histórias que formam a base das pesquisas que dão origem ao livro e ao documentário, a serem lançados em Curitiba no mesmo dia. Em maio, o projeto conta com lançamento no Rio de Janeiro, no Rivalzinho, café do Teatro Rival. O livro é assinado por Elza F. Carneiro e Luciana de Morais, e o documentário tem direção de Luciano Coelho.
Dentro do Hospital Pequeno Príncipe encontramos pessoas de todos os cantos do país. As conversas sobre a comida e as lembranças que elas despertam revelam vários aspectos da cultura brasileira. A pesquisa que estamos desenvolvendo busca as receitas que possuem ligação com a memória afetiva dessas pessoas”, aponta Elza F. Carneiro, uma das autoras do livro. Com base nesta proposta, o objetivo do projeto Comida de Afeto é trazer à tona as vivências que fazem com que alguns pratos sejam produzidos, reproduzidos, ressignificados e oferecidos ao outro como parte da essência de cada um de nós. “A comida é um dos suportes da nossa identidade e as panelas, seus cheiros, temperos, ingredientes e formas de cozinhar ficam impregnados em nossa memória. No desenvolver do projeto, a comida foi sempre o fio condutor e a pesquisa revelou diferentes maneiras de ser e perceber o mundo em nosso território”, observa Luciana Morais, cientista social que também assina o livro.
Além dos relatos das famílias, dos pacientes e dos colaboradores do Pequeno Príncipe, a equipe entrevistou quatro renomados chefs, parceiros da instituição, trazendo também suas lembranças, suas comidas de afeto, suas identidades. São eles: Rodrigo Oliveira, Kátia Barbosa, Claude Troisgros e Laurent Suaudeau.

Sobre o documentário - No documentário “Comida de Afeto” o sabor das boas lembranças é o ingrediente principal. Tomando como ponto de partida o Hospital Pequeno Príncipe, a cientista social Luciana de Morais e a estudiosa da culinária Elza Carneiro conversaram com pacientes e suas famílias, além dos consagrados chefs Claude Troisgrois, Kátia Barbosa, Laurent Suaudeau e Rodrigo Oliveira, parceiros da Instituição. Todos eles contaram um pouco de suas vidas e de como algumas receitas se tornaram significativas em suas memórias. O documentário é parte do projeto “Comida de Afeto – Lembranças” embaladas para viagem que também conta com um livro.
Hospital Pequeno Príncipe - Instituição beneficiada pelo projeto “Comida de Afeto”, o Pequeno Príncipe é o maior hospital de alta e média complexidade exclusivamente pediátrico do Brasil. Destina 70% de sua capacidade de atendimento a crianças e adolescentes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Realiza aproximadamente 311 mil atendimentos ambulatoriais, mais de 23 mil internações e 20 mil cirurgias. Com cuidado humanizado e integral, presta suporte a quase 13 mil familiares para acompanharem seus filhos – atendidos via SUS – durante a internação.

Projeto Comida de Afeto - Viabilizado pela Lei Rouanet, o projeto “Comida de Afeto” tem como proponente a empresa CGC-CSA Consultoria e Assessoria Ltda. e o Hospital Pequeno Príncipe como instituição beneficiada. A renda arrecadada com a venda dos exemplares será revertida para a instituição. Os patrocinadores do projeto são as empresas Eco Benefícios, Mondeléz Internacional, Marelli Ambientes Racionais, Promob Software Solutions e Irmãos Abage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário