segunda-feira, 18 de abril de 2016

Museu Paranaense comemora Mês do Índio com povo Fulni-ô

Durante o mês de abril o Museu Paranaense recebe os indígenas da tribo Fulni-ô, do interior de Pernambuco, para celebrar o Dia do Índio, comemorado em 19 de abril. “Será uma ótima oportunidade para conhecer as danças, os cantos, as pinturas corporais, além dos objetos e adornos de uso cotidiano e o ritual do povo Fulni-ô”, convida o diretor do museu, Renato Carneiro.
O grupo veio para Curitiba divulgar sua cultura e artesanato. Os objetos e adornos, como colares, cocares e pulseiras, estarão à venda no Museu Paranaense e a renda será revertida para a aldeia. Carneiro explica que, hoje em dia, o povo Fulni-ô precisa comprar até mesmo água potável para o consumo diário, além de outros suprimentos.
Os índios estarão no Museu Paranaense dias 19 e 28 de abril, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. E no dia 1º de maio, das 9h às 12h.

Povo Fulni-ô - Os Fulni-ô habitam o município de Águas Belas, a 273 quilômetros de Recife-PE. De acordo com o último censo das populações indígenas, de 2012, são aproximadamente 4.687 índios Fulni-ô que vivem na região.
Os Fulni-ô são a única tribo do Nordeste que conseguiu preservar a própria língua, chamada Ia-tê, assim como o sigiloso ritual Ouricuri, que acontece em agosto. O que é de conhecimento público é que, durante o ritual, é realizada a eleição das autoridades máximas da tribo: o Pajé, o Cacique e a Liderança.

O Museu Paranaense está situado na rua Kellers, 289, São Francisco. Mais informações: 3304-3300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário