quarta-feira, 6 de abril de 2016

Museu Oscar Niemeyer exibe a mostra “Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural”

Nesta quarta-feira (7), às 20h30, o Museu Oscar Niemeyer (MON) e o Itaú Cultural reafirmam a sua parceria e inauguram mais uma exposição: “Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural”. A mostra está na sala 3 e fica em cartaz até 24 de julho. A entrada é gratuita na abertura.
A exposição traz pela primeira vez ao Paraná um conjunto de 132 obras de 31 artistas que pertenceram ao movimento fotoclubista brasileiro, lançado no final da década de 1930. Todos os trabalhos remontam ao período de 1940 e 1970, quando na esteira do modernismo europeu e americano, fotógrafos brasileiros entraram na discussão sobre os limites da arte fotográfica.  São mestres como José Yalenti, José Oiticica Filho (foto), Geraldo de Barros, Marcel Giró, Thomaz Farkas, German Lorca, Ademar Manarini, Paulo Pires, entre outros, que compõem a mostra.
“Moderna Para Sempre” já foi exibida em 12 cidades e em Curitiba a exposição apresenta quase todas as obras da coleção do instituto, que tem 138 foto-modernistas. Para a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, a exposição é relevante por suas imagens e conteúdo ao apresentar o modernismo fotoclubista brasileiro, período importante no desenvolvimento artístico da fotografia. “Moderna Para Sempre reforça a nossa parceria com o Itaú Cultural e presenteia o público de Curitiba com uma aula de história sobre a fotografia no Brasil”, diz ela.

Sobre Iatã Cannabrava - Fotógrafo, editor, curador e agitador cultural, Iatã Cannabrava possui três livros publicados – Casas Paulistas (2000), Uma Outra Cidade (2009) e Pagode Russo (2014), fotos nas coleções MASP-Pirelli, Galeria Fotoptica, Joaquim Paiva e MAM-SP e trabalhos publicados em oito livros de autoria coletiva. Atualmente é diretor do Valongo – Festival Internacional da Imagem, é idealizador e curador do Fórum Latino Americano de Fotografia de São Paulo, realizado pelo Itaú Cultural, e até o ano passado foi diretor e realizador do Festival Internacional de Fotografia de Paraty – Paraty em Foco. Entre seus projetos permanentes estão o Madalena Centro de Estudos da Imagem, a Livraria Madalena e a Editora Madalena ao lado de Claudia Jaguaribe e Claudi Carreras.

“Moderna Para Sempre” pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h e os ingressos custam R$ 12,00 e R$ 6,00 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação, doadores de sangue, pessoas com necessidades especiais). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita. Mais informações: 3350-4400 ou www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário