sexta-feira, 8 de abril de 2016

Raridade, Primeiro Fólio de Shakespeare é encontrado na Escócia

(Reuters) - Uma cópia rara, de quase 400 anos, de uma primeira edição das peças de teatro reunidas de William Shakespeare foi encontrada em uma mansão na Ilha de Bute, na Escócia.
Especialistas consideram o Primeiro Fólio, como o volume é conhecido, a versão mais confiável das 36 peças escritas pelo homem que muitos reputam como o maior dramaturgo do mundo. Entre elas estão "Macbeth" e "Do Jeito que Você Gosta".
A edição encontrada na Mount Stuart House foi autenticada por Emma Smith, professora de Estudos de Shakespeare da Universidade de Oxford.
"Os administradores das coleções entraram em contato para dizer que tinham um Primeiro Fólio de Shakespeare, e minha primeira reação foi 'ah sim, claro, com certeza'. Mas acontece que, após uma inspeção bem mais atenta, vi que eles estavam certos", disse Emma, em entrevista à rede BBC.
Os três volumes encadernados em couro, que valem cerca de 2,5 milhões de libras, elevam a 234 o total de cópias sobreviventes de que se têm conhecimento.
"Sem esta (edição), provavelmente teríamos perdido metade da obra de Shakespeare", afirmou a professora.
As obras foram ordenadas e publicadas pela primeira vez em 1623, sete anos após a morte do bardo inglês, de acordo com a Biblioteca Britânica.
Os detalhes das mãos pelas quais o fólio passou foram documentados em uma carta do editor da edição do século 18 da obra, Isaac Reed, que acompanhava o livro, disse Emma, o que ajudou o processo de autenticação.
O fólio será exposto pela primeira vez na Mount Stuart House a partir desta quinta-feira como parte de uma exibição que irá durar até 30 de outubro.
Este ano marca o 400º aniversário da morte de Shakespeare, ocorrida em 23 de abril de 1616.

Nenhum comentário:

Postar um comentário