terça-feira, 12 de abril de 2016

Nove exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

O Museu Oscar Niemeyer (MON) está com nove exposições entre as mais visitadas pelo mundo em 2015, no ranking da publicação inglesa The Art Newspaper. As exposições são: “João Turin: Vida, Obra, Arte”, que obteve público de 266.009, “Gênesis: Sebastião Salgado” – 213.654, “Da Matéria ao Mundo: Eliane Prolik” – 184.416, “Audácia Concreta: Obras de Luiz Sacilotto” – 145.477, “Crash: Regina Silveira” – 142.219, “Idea Brasil: O Melhor do Design Brasileiro” – 129.26, “Jaime Lerner: Das Vozes da Cidade” – 102.677, “Wifredo Lam: O Espírito da Criação” – 94.464 e “Arte Cibernética: Coleção do Itaú Cultural” – 63.223.
Este é o quarto ano consecutivo que o MON faz parte da lista. O Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), o Instituto Tomie Ohtake (SP), o Museu Nacional de Brasília (BSB) e a Pinacoteca de São Paulo (SP) também figuram na publicação.
Os três primeiros lugares do ranking são ocupados pelo National Palace Museum, em Taipei, na China.
A mostra “Picasso e a Modernidade Espanhola”, do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, ocupa o 10º lugar na lista geral. Além disso, a exposição “Kandinsky: tudo começa num ponto”, também organizada pelo CCBB/RJ, está em 12º lugar. Já o Instituto Tomie Ohtake ocupa o 15º lugar com a mostra “Salvador Dalí”.

Ibram - Os dados do Brasil são fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a publicação The Art Newspaper desde 2010. A coleta de dados sobre as exposições do ano anterior é feita no início de cada ano. O objetivo é subsidiar tanto a publicação estrangeira quanto o banco de dados do Ibram.
O projeto Exposições no Brasil consiste na implantação de um sistema permanente de coleta, gerenciamento, tratamento e compartilhamento anual de dados sobre exposições de curta duração realizadas em todo o território nacional. Ainda em caráter piloto, a proposta é que o projeto fique disponível na plataforma institucional utilizada pelo Ibram.

O Museu Oscar Niemeyer fica aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 18h e os ingressos custam R$ 12,00 e R$ 6,00 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação). Mais informações: 3350-4400 ou www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário