quarta-feira, 13 de abril de 2016

MON e MAC-PR abrem mostra conjunta com grandes obras dos acervos

O Museu Oscar Niemeyer inaugura nesta quinta-feira (14), às 19h, no Olho, a exposição “MAC-MON: Um Diálogo”, com 55 grandes obras dos acervos dos dois museus – Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) e Museu Oscar Niemeyer.
As curadoras Estela Sandrini, diretora cultural do MON, Lenora Pedroso, diretora do MAC, e Sandra Fogagnoli, coordenadora do planejamento cultural do MON, selecionaram obras de grandes proporções, como pinturas, instalações e tridimensionais. O público poderá ver obras de artistas consagrados, como Arcângelo Ianelli, Juliana Stein, Daniel Senise, Domício Pedroso, Eliane Prolik, Emanoel Araújo, Ione Saldanha, Maria Bonomi e Abraham Palatnik, entre outros.
Estará na exposição a obra “Projeção e Espelhos” (1962-2014) do artista franco-argentino Julio Le Parc (1928), considerado um dos grandes expoentes da arte cinética, que entra como artista convidado da mostra.
Para Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON, é importante estabelecer esta conexão entre acervos de museus do próprio Estado. “É uma grande honra para o Museu Oscar Niemeyer estar ao lado do Museu de Arte Contemporânea do Paraná na produção da mostra entre os dois acervos e oferecer ao público a oportunidade de participar deste diálogo”, afirma.
As obras podem ser vistas até dia 31 de julho. No dia da abertura da mostra a entrada é gratuita a partir das 19h. A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 18h, e os ingressos custam R$ 12,00 e R$ 6,00 (meia).

MAC-PR – Ao ser criado, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná incorporou parte do acervo artístico do antigo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, que reunia prêmios de aquisição do Salão Paranaense, aquisições por compra, doações de artistas e colecionadores.
Outros eventos promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura contribuíram para ampliar o acervo, como o Salão de Arte Religiosa Brasileira (1965-1975), o Salão de Artes Plásticas para Novos (1957-2002), a Mostra do Desenho Brasileiro (1979-2004) e o Projeto Faxinal das Artes (2002).
Atualmente, o museu tem cerca de 1.700 obras dos mais representativos nomes das artes visuais do País, abrangendo pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, objeto, tapeçaria, colagem, instalação e vídeo.

MON – Inaugurado em 22 de novembro de 2002 com o nome de NovoMuseu, reuniu os acervos do Museu de Arte do Paraná (MAP) e do Banestado em um único lugar. Em 2003, ganhou o nome de Museu Oscar Niemeyer. O espaço proporcionou ao Estado a inclusão no roteiro de exposições nacionais e internacionais, antes mais restrito ao eixo Rio-São Paulo.
Hoje o MON possui um acervo com cerca de 4 mil obras de artistas expressivos no cenário nacional e internacional, com peças doadas e adquiridas.

Mais informações: 3350-4400 ou www.museuoscarniemeyer.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário