terça-feira, 19 de abril de 2016

Inscrições para concurso Curitiba Economia Criativa começam nesta quarta-feira

Profissionais ligados à economia criativa das áreas de design, moda, audiovisual, software de lazer e jogos de computador poderão se inscrever no concurso Curitiba Economia Criativa a partir desta quarta-feira (20).
O concurso promovido pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento em parceria com o Centro Europeu, escola de profissões e idiomas, tem por objetivo fortalecer a economia criativa da cidade por meio do desenvolvimento de novos negócios baseados na identidade local.
A presidente da Agência Curitiba, Gina Paladino, explica que o concurso é a quarta etapa do projeto Digitais Curitibanas. “Desde 2014, juntamente com o Centro Europeu, foi realizado um diagnóstico dos ícones curitibanos desenvolvidos a partir de detalhes arquitetônicos anteriores a 1950 e transformados em elementos visuais poderão ser usados em objetos e novos produtos”.
O concurso é direcionado a pessoas físicas e jurídicas, podendo participar profissionais liberais, empreendedores, estudantes e empresas formais de qualquer área de atuação que possuam uma solução inovadora de negócio que se destaque pela sua originalidade e viabilidade econômica.
Serão aceitos projetos do Brasil e do exterior, apresentados em português ou em inglês. Todos os participantes deverão obrigatoriamente ser maiores de 18 anos. A inscrição de pessoas jurídicas estará condicionada à comprovação de sua regularidade fiscal, trabalhista, previdenciária e perante o FGTS, por meio da apresentação de certidões.
As inscrições podem ser realizadas no site www.agenciacuritiba.com.br no período de 20 de abril a 31 de maio de 2016. Cada participante poderá concorrer com até 3 (três) inscrições, incluindo as realizadas em equipes, sendo admitida a seleção de segmentos diferentes da economia criativa para cada inscrição. 
Em uma segunda etapa do concurso, que será realizada entre os dias 15 de junho e 31 de agosto de 2016, será necessário o envio da descrição do projeto, além de preencher um questionário sobre a solução inovadora, apresentar um relato sobre a proposta e realizar um teste de habilidades empreendedoras. Na terceira etapa, 15 de setembro e 31 de outubro de 2016, será feita a análise dos projetos pela comissão julgadora conforme aspectos da originalidade e inovação, viabilidade econômica, escalabilidade e aplicação das Digitais Curitibanas.
A quarta e última fase do concurso será a premiação e realização de rodadas de negócios entre os potenciais investidores e os finalistas de cada um dos segmentos do concurso, o que deverá ocorrer no mês de novembro.
Dúvidas e informações sobre o concurso poderão ser esclarecidas pelo email: digitaiscuritibanas@agenciacuritiba.com.br e o regulamento completo e inscrições podem ser realizadas no website no ícone Digitais Curitibanas.

Economia Criativa em Curitiba - De acordo com o Mapa de Estabelecimentos Formais Criativos levantado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) em outubro de 2015, Curitiba possui 22 mil empresas formais criativas que geram 22 mil empregos com carteira assinada. Conforme levantamento do Ipardes, de 2013, 3,8 mil pessoas trabalham diretamente com o próprio capital criativo, com uma renda mensal média de R$ 3,6 mil.
A economia criativa se caracteriza por atividades que associam criatividade e inovação e são fundamentais para o aumento da competitividade e possuem alto valor agregado. Em Curitiba foram identificadas 12 áreas relacionadas ao segmento: Propaganda, Arquitetura, Artes e Antiguidades, Artesanato, Design, Moda, Filme e Vídeo, Software de Lazer, Artes Performáticas, Edição, Televisão e Rádio, Jogos de Computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário