sexta-feira, 26 de julho de 2013

Biblioteca Pública inaugura espaço com acesso à internet

A Biblioteca Pública do Paraná inaugura nesta segunda-feira (29) um novo espaço para os seus usuários. Com o nome de “Biblioteca Online”, o local vai abrigar nove computadores com acesso gratuito à internet. Uma das máquinas será equipada com software acessível a deficientes visuais. A sala, anexa à Seção de História e Geografia, ganhou nova pintura, móveis e plotagens na parede.
Para utilizar o serviço, é preciso fazer um cadastro no sistema da Biblioteca Online. Após o registro, o usuário pode usar os computadores por até uma hora. Monitores estarão disponíveis para auxiliar e tirar dúvidas.
A nova sala, assim como a substituição dos antigos fichários pela consulta online do acervo, ocorrida no último mês de junho, é mais uma etapa do amplo processo de revitalização da BPP, iniciada em 2011. Em 2012, a rede lógica e elétrica do prédio foi trocada e expandida, o que possibilitou a implementação da rede de internet sem fio, outra antiga reivindicação dos usuários. No mesmo ano, foi apresentado um projeto de reforma, assinado pelo arquiteto Manoel Coelho. O projeto prevê mudanças arquitetônicas e funcionais em toda a Biblioteca, que abrigará um café e um espaço maior para exposições e lançamentos de livros.
O início da revitalização começou com o fechamento das laterais do prédio, o que aumentou o espaço útil da BPP (a seção infantil foi ampliada e ganhou uma sala para contação de histórias) e inibiu o consumo de drogas no local. A “Biblioteca Online” está localizada na lateral que faz esquina com a rua Ébano Pereira.

 “É preciso que os leitores estejam na Biblioteca, mas conectados com o mundo. O primeiro passo foi disponibilizar internet sem fio aos usuários, depois informatizar a busca pelo acervo. Agora, com a Biblioteca Online, oferecemos mais um serviço a quem não tem computador próprio e necessita da internet”, diz Rogério Pereira, diretor da BPP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário