terça-feira, 23 de julho de 2013

Museu Oscar Niemeyer recebe obras do polonês Jacek Sroka

O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe nesta quinta-feira (25), às 19 horas, na Galeria Niemeyer, a exposição “Gravuras de Jacek Sroka - Observador diurno, observador noturno”.  Com curadoria de Dulce Osinski e Everly Giller, a mostra reúne 61 gravuras da coleção particular do artista e suscita no espectador a crítica sob o olhar irônico de Sroka, revelando um mundo subjetivo e bastante peculiar.
A mostra “Gravuras de Jacek Sroka - Observador diurno, observador noturno” fica em cartaz no MON até 27 de outubro de 2013. A entrada no dia da abertura, quinta-feira, dia 25, às 19 horas, é gratuita. Além disso, são os últimos dias para conferir a exposição “Leda Catunda – Pinturas Recentes”, que segue até domingo, 28 de julho. O Museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.
Jacek Sroka nasceu em 1957, em Cracóvia, na Polônia. Estudou na Academia de Belas Artes em Cracóvia e formou-se em 1981 no Departamento de Gravura.  Trabalha com pintura, gravura e desenho. Seu trabalho tem sido destaque em mais de cem exposições individuais, nacionais e internacionais - e recebeu inúmeros prêmios. Em 2008, expôs uma grande retrospectiva de pinturas e gravuras no Museu Nacional, em Cracóvia.

Para as curadoras, observar a obra de Jacek Sroka é mergulhar na experiência de entrever, pelas frestas, fragmentos de uma realidade que não nos é estranha, embora permeada de elementos insólitos. Seu olhar irônico e agudo perscruta o mundo ao redor, absorve suas nuances, seus desdobramentos cotidianos, e os devolve a nós transformados numa figuração realista, grotesca e mágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário