segunda-feira, 15 de julho de 2013

FCC e Secretaria de Justiça levam estudo e leitura para presos

Nesta quarta-feira (17), a Fundação Cultural de Curitiba por meio da Coordenação de Literatura, fará a doação de 500 a 700 livros ao Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen). A solenidade acontecerá, a partir das 10h30, no Palacete Wolff, com a presença do – Diretor do DEPEN, Sr. Mauricio Kuehne e de Patricia Wohlke, responsável pela gerência das Casas de Leitura.
Os livros repassados pertencem ao acervo da FCC, fruto de doações da comunidade e de títulos viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura. Entre os gêneros doados estão autoajuda, religião, enciclopédias, livros técnicos, livro de artes e de história, entre outras edições que não foram aproveitadas pelas Casas de Leitura e Tubotecas.
As doações complementam o trabalho de incentivo à leitura junto aos detentos já iniciado pela FCC. Na segunda-feira, dia 15, foi realizado o primeiro ciclo de leitura com 35 apenadas da Penitenciária Central Feminina. Em oito encontros programados para acontecer até o próximo dia 25, as detentas farão junto com dois mediadores da FCC a leitura da obra Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Marquez.
Na quarta-feira (17) começa o ciclo de leitura denominado “A Fase Hieroglífica do Pensamento”, que oferece para 20 apenados da Penitenciária Central do Estado a oportunidade de conhecer obras como Campo Geral de Guimarães Rosa, Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto e Memórias do Subsolo, romance de Fiódor Dostoiévski. As atividades fazem parte do Projeto “Remição da Pena pelo Estudo através da Leitura – Lei 17.329/12 e são realizadas graças à parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário