sexta-feira, 12 de julho de 2013

Nos cinemas: Superman ou Zorro?

Dois heróis criados nas primeiras décadas do século passado chegam simultaneamente aos cinemas: O Homem de Aço e o Cavaleiro Solitário. Mas quem beira - ou já chegou - aos 50 anos, prefere chamá-los de Superman e Zorro, personagens que fizeram muito sucesso na televisão em preto&branco e que ficaram na memória, principalmente dos meninos. Os dois já foram muito explorados em gibis, TV e cinema, mas agora receberam um tratamento vip e se tornaram divertimento garantido nos cinemas do século XXI.
Para quem não curte heróis, são boas opções os documentários “Jango” e “Jards”, as animações “Meu Malvado Favorito 2” e “Universidade Monstros”, o drama “Antes da Meia-Noite”, a comédia “Os Amantes Passageiros” e o suspense “Truque de Mestre”

O CAVALEIRO SOLITÁRIO – Mais um herói que chega às telas, em aventura inédita. A trama é emoldurada pelo índio chamado Tonto, que está empalhado em exposição num museu em San Francisco, na década de 1930. Já envelhecido, ele ganha vida e começa a contar a um garotinho a história do Cavaleiro Solitário, rapaz formado em Direito que é obrigado a deixar os bons modos e a oratória de lado, que jura vingar a morte do irmão e descobre uma conspiração por trás de seu assassinato.
Diretor dos três primeiros "Piratas do Caribe", Gore Verbinski assume esta aventura. A atração maior do filme é o “pirata do Caribe” Johnny Deep, que encarna o índio Tonto. Ao seu lado Armie Hammer (“A Rede Social”), como o Cavaleiro Solitário, William Fichtner, James Badge Dale e Ruth Wilson
O longa é inspirado na série de televisão norte-americana The Lone Ranger, exibida de 1949 a 1957, que tem Clayton Moore (1914-1999), como o herói mascarado, e Jay Silverheels (1912-1980), como Tonto. O personagem criado por George W. Trendle (1884-1972) teve suas histórias contadas no rádio e nos quadrinhos, nos anos 1930.
Uma marca do Cavaleiro Solitário era seu belo cavalo branco, Silver, famoso pelo grito que o herói dava ao se despedir à galope em direção ao horizonte: “Hi-yo Silver, away!“.

O HOMEM DE AÇO - Depois de uma ausência de 7 anos nas telas, o herói Superman ressurge, apoiado numa repaginada dark do diretor Zack Snyder (‘300") com roteiro foi assinado por David S. Goyer ("Batman Begins"), que toma algumas liberdades a partir da própria história da crise de Krypton e reforça o tom sombrio da trama.
Nascido em Krypton, o pequeno Kal-El viveu pouco tempo em seu planeta natal. Percebendo que o planeta estava prestes a entrar em colapso, seu pai, Jor-El, o envia ainda bebê em uma nave espacial, rumo ao planeta Terra. Ao chegar ele é criado por Jonathan e Martha Kent, que passam a chamá-lo de Clark. Com o tempo ele demonstra ter uma força descomunal, o que amedronta seus pais. Eles pedem que ele jamais demonstre seus poderes, mesmo em situações de emergência, já que nem todos conseguirão compreendê-lo por ser diferente das demais pessoas. Ao crescer, Clark se torna uma pessoa isolada e frustrada. Em meio aos seus problemas emocionais, ele resolve usar seus poderes para ajudar a humanidade e se torna o Superman.
O novato Henry Cavill (“Imortais”) assume o papel do herói e encabeça o elenco, que conta também com os astros Amy Adams (“O Mestre”), como a repórter Louis Lane; Kevin Costner (“O Guarda-Costas”) como Jonathan Kent; Diane Lane (“Sob o Sol da Toscana”) vive a mãe adotiva, Martha; Russell Crowe (“Gladiador”) é Jor-El, pai biológico de Superman; Laurence Fishburne (“Matrix”) vive o editor-chefe do Planeta Diário, Perry White e Michael Shannon (“Foi Apenas um Sonho”) é o vilão kryptoniano general Zod.




Nenhum comentário:

Postar um comentário