quinta-feira, 18 de julho de 2013

Otto deixa Caixa Cultural Curitiba no mundo da lua

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 19 a 21 de julho, o show “The Moon 1111”, do cantor e compositor Otto, que fará o lançando do álbum homônimo, o quinto dele, que foi inspirado no cinema francês, especificamente em Guy Montag, personagem de "Farenheit 451" (1966), filme de François Truffaut. Serão quatro apresentações, além de um bate-papo com o cantor, sobre o movimento “manguebeat”, no domingo, às 17h.
 “É um disco futurista, espacial”, explica o compositor. Sonoramente, com muita referência do Pink Floyd, especialmente o clássico “The Dark Side of the Moon”; e do nigeriano Fela Kuti, criador do afrobeat. Mas mesmo com algumas influências estrangeiras, o disco transborda brasilidade.
No álbum, Otto homenageia o trio Mutantes em “Dia Claro”, fala sobre o legendário estúdio Apple em “Miss Apple e Zé Pilantra”, esbanja senso de humor em “Ela Falava” e “Exu Parade”, e procura desmistificar o sexo, tornando-o mais divertido em “DP”. Entre as dez faixas de “The Moon 1111”, está a inspirada versão para “A Noite Mais Linda do Mundo”, de Donizette e Marcelo, cantada por Odair José. Otto sempre bebeu no cancioneiro popular e recriou alguns de seus clássicos em arranjos contemporâneos
O 1111 do título é uma referência ao número que Otto vê sem parar, e que abre muitos portais, segundo algumas correntes místicas. O título vem a calhar; a cada audição é possível ir abrindo os portais da cabeça de Otto e percebendo suas nuances, sua belezas escondidas, seus segredos e muito mais.

OTTO - Otto Maximiliano Pereira de Cordeiro Ferreira é um dos mais inventivos e inovadores músicos brasileiros da atualidade. Natural de Belo Jardim, no agreste pernambucano, depois de uma passagem de dois anos pela França, onde tocou com músicos do gabarito do trombonista Raul de Souza, ele participou da primeira formação das bandas Nação Zumbi e Mundo Livre S/A, com quem lançou os álbuns “Samba Esquenta Noise”, em 1994, e “Guentando a Ôia”, em 1996.
Seu primeiro disco solo, o “Samba pra Burro”, veio em 1998, sucedido pelo “Condom Black”, de 2001, álbuns que conquistaram o público e arrancaram elogios da crítica. Seu disco de 2003, o “Sem Gravidade”, não repercutiu tanto, mas em 2009 lançou um dos melhores discos de sua carreira, “Certa manhã acordei de sonhos Intranaquilos”. “The Moon 1111”, o mais recente trabalho de Otto, já é considerado por muitos como um dos melhores do ano.


As apresentações de Otto acontecem sexta (19) às 20h, sábado (20) às 19h e 21h e domingo (21) às 19h. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia, conforme legislação e correntistas Caixa). No domingo, às 17h, acontece o bate-papo com cantor, “Manguebeat – Presente, Passado e Futuro”. O ingresso corresponde à doação de 1 agasalho. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário