quinta-feira, 18 de julho de 2013

Fundação Cultural de Curitiba doa 2500 livros para o DEPEN

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) doou 2500 livros para o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen). Os exemplares estarão disponíveis em 11 unidades penais para 330 apenados que participam do Projeto de Remição da Pena pelo Estudo através da Leitura. A solenidade de entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), no Palacete Wolf, com a presença da coordenadora de Educação, Qualificação e Profissionalização de Apenados da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Glacélia Quadros e de Patricia Wohlke, responsável pela gerência das Casas de Leitura.
Segundo Patricia Wohlke os livros repassados vieram de doações da comunidade e de títulos viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura. Entre os gêneros doados estão autoajuda, religião, enciclopédias, livros técnicos, livros de artes e de história, entre outras edições que não foram aproveitadas pelas Casas de Leitura e Tubotecas.
“Todos os livros doados para a FCC são aproveitados. Exemplares que não são aproveitados pelas Tubotecas e Casas da Leitura têm como destino bibliotecas comunitárias, centros culturais e agora as unidades penais.
Segundo Glacélia Quadros um plano de trabalho conjunto com a FCC está sendo finalizado para que a parceria seja ampliada. “Além da doação de livros e dos ciclos de leitura vamos desenvolver novas ações como o restauro de livros dentro dos presídios”, disse Glacélia.

Ciclos de leitura – As doações complementam o trabalho de incentivo à leitura junto aos detentos já iniciado pela FCC. Na segunda-feira, dia 15, foi realizado o primeiro ciclo de leitura com 35 apenadas da Penitenciária Central Feminina. Em oito encontros programados para acontecer até o próximo dia 25, as detentas farão junto com dois mediadores da FCC a leitura da obra Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Marquez.
Na quarta-feira (17) começou o ciclo de leitura denominado “A Fase Hieroglífica do Pensamento”, que oferece para 20 apenados da Penitenciária Central do Estado a oportunidade de conhecer obras como Campo Geral de Guimarães Rosa, Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto e Memórias do Subsolo, romance de Fiódor Dostoiévski. As atividades fazem parte do Projeto “Remição da Pena pelo Estudo através da Leitura" – Lei 17.329/12 e são realizadas graças à parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário