quinta-feira, 11 de julho de 2013

Peça “Estamira - Beira do Mundo” chega à Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 12 a 14 de julho, a peça “Estamira - Beira do Mundo” com a atriz Dani Barros e a diretora Beatriz Sayad, que assinam a dramaturgia da peça. Livremente inspirado no premiado filme “Estamira”, do diretor Marcos Prado, o projeto é mais que uma adaptação, é também um depoimento pessoal e artístico sobre os que se encontram à margem da sociedade.
A peça aborda a história de uma catadora de lixo, que possui uma doença mental crônica, mas também uma percepção de mundo surpreendente e devastadora. Uma profetisa do lixão, carregada de tragédia e humor, delirante e sábia, atordoante e provocadora. O pano de fundo é o lixão, porta pela qual adentramos o universo de Estamira. Lá, são encontradas cartas, memórias e histórias que não são possíveis de se jogar fora.
 “Estamira - Beira do Mundo” foi ganhadora dos prêmios Questão de Crítica, Shell e APTR na categoria “Melhor Atriz”, e indicada ao Prêmio Questão de Crítica (Espetáculo), Prêmio Qualidade Brasil (Atriz/Drama) e Prêmio APTR (Texto, Espetáculo, Produção).
 “Desde pequena, sempre tive uma forte atração pelo lixo. Meu apelido de infância era Maria Caquinho. Sempre que eu ia à praia ficava catando saquinho, plastiquinho, copinho, achava que as coisas iam sentir frio à noite. Me sentia a Mulher Maravilha, salvando todos aqueles caquinhos. E assim eu cresci: catando, juntando. Não jogo nada fora, acho que tudo um dia vai servir para alguma coisa: cacarecos, histórias, fotos, lembranças... Achei, no teatro, um lugar para depositar meus guardados”, conta Dani Barros.
A linguagem transita entre o grotesco e o sublime, o drama e a comédia, fazendo da peça um palco de tensão entre a loucura e a normalidade, o real e a ficção. Segundo a diretora Beatriz Sayad, há histórias tão lindas que merecem ser contadas, e tão fantásticas que se tornam teatrais. Histórias que são duras demais para serem lembradas e caras demais para serem esquecidas. E que encontram no teatro uma morada.

Dani Barros - Atriz formada na Uni-Rio. Trabalhou no projeto “Doutores da Alegria” por 13 anos. Atuou, recentemente, nas peças “Maria do Caritó” e “Conchambranças de Quaderna”, ganhando o prêmio APTR de Teatro de Melhor Atriz Coadjuvante com estes trabalhos. Atuou no programa “Minha Nada Mole Vida” e no filme “O Veneno da Madrugada”, dirigido por Ruy Guerra. Trabalhou com diretores de teatro como Antônio Abujamra, João Fonseca, Moacir Chaves, Gilberto Gawronski, Inez Viana e Terry O’Reilly (Mabou Mines-NY).

Beatriz Sayad - Desde 1991, trabalha com a companhia de teatro-clown suíça Teatro Sunil, atual Cia Finzi Pasca, atuando nos espetáculos: “1337 – Déjeuner sur L’herbe”, que percorreu cidades do Brasil e da Europa, e “Donka – une lettre a Tchekhov”, que passou por várias cidades da Rússia, América Latina, Canadá e Europa, e está atualmente em turnê mundial. Cursou a escola Jaques Lecoq, na França, em 1997 e 1998. Trabalhou no projeto “Doutores da Alegria” por 10 anos, atuando como atriz e também como Coordenadora Artística, em 2009/2010.


As apresentações de “Estamira” acontecem sexta-feira (12) e sábado (13), às 20h e domingo (14), às 19h. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntista Caixa). Informações: 2118-5111. O espetáculo não é recomendado para menores de 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário