sexta-feira, 19 de julho de 2013

Domingo tem caminhada de 16 km entre sete parques da cidade

Neste domingo (21), a beleza de sete parques da cidade poderá ser apreciada durante o evento Curta Curitiba a Pé, uma caminhada entre parques. Entre ciclovias e calçadas, os participantes vão caminhar através dos parques São Lourenço, Ópera de Arame, Tanguá, Universidade Livre do Meio Ambiente, Bosque Alemão e Passeio Público, em um percurso de 16,5 quilômetros com início e término no Parque Bosque João Paulo II. A concentração está marcada para as 8 horas, com largada meia hora mais tarde.
O trajeto foi determinado pelo Centro de Referência e Qualidade de Vida e Movimento (CRQVM), da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, que adaptou à cidade o formato de caminhadas no meio natural proposto pela IVV (Federação Internacional de Esportes Populares) e ONG Anda Brasil.
De acordo com o professor Paulo Roberto da Silva, do CRQVM, a caminhada é um forte aliado para os praticantes terem uma vida saudável. “Ela é capaz de deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento, além de fortalecer a cooperação, o companheirismo e o respeito às diferenças”, disse o professor, ressaltando que a Prefeitura de Curitiba tem buscado incentivar e ampliar a prática de eventos ligados a atividades que promovam a melhora da qualidade de vida da população.
Quem for caminhar também pode ajudar o próximo, levando ao local da largada doações de roupas de inverno, participando da campanha “Doe Calor” do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC).

Caminhada - Mais de 600 pessoas se inscreveram para participar da caminhada. Os inscritos, ao chegarem no local da concentração, devem procurar tendas de orientação para retirar o crachá e o mapa com o percurso da caminhada. Durante o trajeto, seis postos de orientação e apoio estarão à disposição dos participantes, em um intervalo de 2,5 quilômetros aproximadamente. Nestes postos, servidores da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, além de voluntários, estarão prontos para distribuir copos de água, auxiliar as pessoas e carimbar os crachás com carimbos temáticos para o registro do percurso. Os praticantes terão 8 horas para concluir o percurso, período de tempo em que os pontos de apoio estarão em atendimento.

Ao final, cada pessoa receberá uma caderneta oficial da IVV com os carimbos e o número de registro da caminhada. Isso é importante para aquelas pessoas que têm como hábito participar de provas de caminhada – principalmente as cadastradas pela IVV - pois os carimbos representam os circuitos percorridos em outras cidades, estados ou países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário