terça-feira, 30 de julho de 2013

Garrafa com manuscritos de Turin será aberta na quinta-feira

Nesta quinta-feira (1º), às 9h, no Atelier João Turin, representantes da Fundação Cultural de Curitiba, o gestor do projeto de restauração das obras de Turin, Maurício Appel e o proprietário do acervo do artista, Samuel Ferrari Lago, revelarão o conteúdo dos manuscritos colocados na garrafa encontrada na semana passada sob a estátua de Tiradentes, no Centro de Curitiba.
A descoberta do artefato aconteceu logo após a estátua, esculpida pelo paranaense João Turin e instalada no local em 1927, ser removida do pedestal, na Praça Tiradentes. O fato surpreendeu os presentes e tem gerado grande curiosidade entre os curitibanos.
A ansiedade é para conhecer o conteúdo deste texto que será aberto com todos os cuidados que a situação requer”, disse o presidente da FCC, Marcos Cordiolli.
A estátua deve retornar à Praça Tiradentes em 60 dias. Após a retirada do pedestal, na noite de quinta-feira, o monumento foi transportado para o Atelier João Turin, onde será feita a restauração pelo escultor Elvo Benito Damo.

Segundo a coordenadora de Acervos da FCC, Denise Zanini, responsável pela logística e por acompanhar os trabalhos do ateliê em nome do município, os trabalhos de restauração e confecção de moldes fazem parte de um projeto iniciado há cerca de dois anos, depois que os direitos sobre o acervo do escultor foram comprados pelo colecionador curitibano Samuel Ferrari Lago. Foi realizado um levantamento do acervo e, após negociações entre a família Lago, o poder público e descendentes de Turin, foram iniciados os trabalhos, no Atelier João Turin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário