quarta-feira, 31 de julho de 2013

Mostra na Cinemateca faz um retrato da sociedade portuguesa atual

A Cinemateca de Curitiba apresenta, de 1º a 4 de agosto, a Mostra de Documentários Portugueses de Neni Glock. Serão exibidos quatro documentários em vídeo sobre grupos que formam uma pequena parcela da sociedade portuguesa. São hippies, rastas, crentes e peregrinos, com seus estilos de vida, filosofias, crenças, maneiras de pensar e agir.
Neni Glock é fotógrafo e documentarista nascido em Curitiba. Viveu em Lisboa por 21 anos e está de volta ao Brasil. Em Portugal atuou como fotógrafo free-lancer para diversas publicações editoriais e realizou programas para a televisão. Produziu documentários para a televisão portuguesa RTP2, tendo também participado de alguns festivais do gênero em Portugal, Espanha e Brasil, onde recebeu premiações.

Confira a programação da mostra:

1º de agosto
A FÉ DE CADA UM (2003 – DVD)
A imagem de Nossa Senhora de Fátima, a padroeira de Portugal, é o estopim de uma polêmica gerada por um padre católico contestador e crítico do culto à Fátima e ao seu santuário, ao qual denomina de “campo de concentração da dor”. Entretanto, milhares de fiéis atravessam o país a pé para agradecer seus milagres. Solitariamente, por vias paralelas às estradas, caminha o “pagador de promessas”. Por uma quantia previamente combinada, ele paga as promessas de quem já não as pode pagar.
Prêmio Especial do Júri – Jornada Internacional de Cinema da Bahia – 2005
Panorama – Lisboa – 2005

2 de agosto
RASTAS (2002 – DVD)
Como vive uma família muito especial, os One Love Family. Dos 7 aos 46 anos, formam uma animada banda de reggae. Todos tocam, todos cantam.
Vivem em contacto direto com a natureza, nas montanhas perto de Coimbra, relativamente afastados da sociedade de consumo que eles denominam, por idealismo, de “Babilônia”.
Menção honrosa na Jornada Internacional de Cinema da Bahia – 2004; Dias do documentário – Cinema King – Lisboa – 2004; Panorama – Mostra de documentários – Lisboa – 2005; Encontros Lusófonos – Países de língua portuguesa – 2005; Festival del Cine Africano – Tarifa/Espanha – 2007; Cabo Verde (em praça pública) – 2008

3 de agosto
TRANSMONTANOS (2011 – DVD)
Aldeias em processo de desertificação humana em Trás-os-Montes no Portugal profundo.
Cubas – O dia a dia sempre igual na lida com a criação, única companhia de um casal que permanece onde já não há mais ninguém.
Cerdedo – Fronteira com Espanha. De seus 300 moradores restam pouco mais de uma dezena, entretanto duas crianças recém chegadas são uma lufada de ar fresco e a esperança de continuidade.
Produzido para a RTP2

4 de agosto
HAMBURG – ALENTEJO (2012 – DVD).
O incidente atômico em Chernobil, na Ucrânia em 1983, além das vítimas mortais, mudou a vida de diversas pessoas também em países vizinhos, como a Alemanha. Muitos foram os que abandonaram suas terras em busca de novos ares. No sul de Portugal, no Alentejo, formou-se uma pequena comunidade de alemães hippies que ali se estabeleceram e criaram seus filhos.
Produzido para a televisão portuguesa, RTP2


Os filmes da Mostra de Documentários Portugueses de Neni Glock serão exibidos na Cinemateca de Curitiba (rua Carlos Cavalcanti, 1174) sempre às 20h, com entrada franca. Os filmes são indicados para maiores de 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário